quinta-feira, 1 de junho de 2006

1 de Junho.

É hoje o tal dia!! Sim, aquele que desejamos tantas vezes enquanto o éramos e que continuamos a reivindicar, nem que seja só juntos dos nossos Pais para «chover uma notita».
Dia de muitas alegrias, onde milhares de crinças invadem sempre as ruas, parques, fazem-se passeios, visitas, festas, comemorações!
Não podia este Blog ficar indiferente, nem deixar passar este dia sem fazer uma comemoração a todas as crinças. E porque? Simplesmente porque todos já o Fomos, Somos e Seremos....
Talvez não seja o melhor dia para reflectir sobre as crianças, mas podemo-nos lembrar delas sempre um pouco em especial.
Estarão, na nossa sociedade, a ser praticados todos os direitos das crianças? Será que todas terão oportunidade de ter uma Familia, alguém que as Proteja, que as Eduque, que lhe garanta a Saúde, que a Ame??
Não podemos discurdar que a Criança é o nosso futuro , a longo prazo, por isso a nossa obrigação de as preparar e de as cuidar, em todo o sentido.
Pensando agora em nós, que infelizmente já não somos considerados Crinças, acho que nunca o devemos deixar de ser, isto porque elas questionam-se constantemente, procuram, aventuram-se, sabem perdoar e tem vontade de viver!!
Deixo em poucas linhas a questão que muitas vezes utilizamos como desculpa, de sermos crianças em certas atitudes que tomamos. Penso que não nos devemos mascarar, mas sim, sermos como elas em muitos e bons momentos...

5 comentários:

Filipe Lello Ortigão Guimarães disse...

Quem é que não tem saudades de ser "puto"? Este dia 1 de Junho, que tanto nos dizia em miudos, passa nos agora ao lado. Recordamos o dia devido a meia duzia de presidentes de associações que fazem qestão de "estragar" este dia com temas que têm tanto de escusado, como de velho ou inadequado ao dia festivo que é. Pressões ao Governo, críticas a sociedade em geral, ve se de tudo por parte de pessoas que gostam de aparecer nos Media.

Hoje ouviu se que "associação X de Pais quer que violências como quarto escuro têm prisão aos respectivos progenitores, que os livros são pesados demais (já não se aguenta esta, uma vez que a solução é basica.. CACIFOS NAS ESCOLAS! TODAS DEVIAM TER UM PARA CADA ALUNO). Ora com 365 dias para abordar estes temas porque "estragar" neste dia imagens como a que se viu hoje de centenas de miúdos, felizes, de baloes e chapeus iguais no Zoo de Lisboa. Acho que mesmo o mais insensível, face a tantos e tão abertos sorrisos de crianças.. Sente um misto de ESPERANÇA pelo futuro e VONTADE por lhes "entregar em mãos" um Portugal justo, sério e saudável.

Anónimo disse...

Estava eu no outro dia na faculdade, a tomar um café, e aborda-me um miúdo de 11 anos para lhe comprar uns porta-chaves.
Segundo o que me contou, a Mãe dele fazia anos e como não tinha possibilidades para lhe comprar um presente andava a ''pedir''.

Fiz-lhe várias perguntas para perceber o porquê dele estar na faculdade a ‘pedir’, e não na escola. Apercebi-me a certa altura da conversa, que tudo o que me dizia era para me tentar enrolar para lhe dar dinheiro, coisa que não o fiz, porque tinha a certeza de que aquele dinheiro seria, ou para os pais, ou para ele comprar coisas que não devia.

E agora pergunto: Como é que é possível este miúdo em 3 horas que esteve lá, conseguir 13 euros??? De quem é a culpa, aquele que lhe deu o dinheiro para o despachar, ou dos Pais????

Sinto-me completamente revoltada com esta situação. Será que este é o futuro que queremos para os ‘’ Filhos de Portugal ‘‘ daqui a alguns anos? Esta criança devia de ter a oportunidade que eu tive e a que tu tiveste!!! Como mudar isto???

Claro, que não estou a generalizar, mas infelizmente é a realidade de algumas das nossas crianças!!! O que me deixa bastante triste, e com vontade de mudar, mas como???

Por isso acho que o dia da CRIANÇA devia ser todos os dias!!! Não nos devíamos lembrar deles só nesta altura do ano, mas sim, todos os dias! E principalmente daqueles que não têm possibilidades! Eles são o nosso futuro. Devíamo-nos preocupar em prepara-las para o mundo em que vivemos.

Anónimo disse...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

Anónimo disse...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

Anónimo disse...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»