quarta-feira, 24 de maio de 2006

Google Vision

Difícil de perceber como é que aquela página para procurar “coisas” na Internet possa ter feito de Larry Page um multi-bilionário. Finalmente vou abordar um assunto que esteja directamente ligado aquilo que estudo, sistemas de informação, e abordar um dos maiores fenómenos da actualidade Mundial.

Todos sabemos que quanto mais visto/desejado for um objecto maior será o seu valor. Partindo daqui conseguimos colocar este “portal de busca” como um objecto desejado diariamente, e no meu caso, (certamente de muitos milhares de pessoas também) até, mais que uma vez por dia. Se conseguimos perceber os milhões que artistas de hip-hop ou escritores fazem na venda dos seus produtos, podemos perceber também de onde vêm estes milhões. Se a venda e utilização dos produtos realizados por estes podem ter um lucro tão incrível, imaginem as possibilidades de algo, que é visto, por milhões e milhões de pessoas, várias vezes por dia! Se entendemos também como vive uma estação televisiva, empresas ou instituições que baseiam os seus lucros principais na venda de publicidade, então aqui, ficamos a perceber ainda mais as potencialidades de um “google”. Depois disto é a velha história, milhões criam outros milhões, o que possibilita aos seus responsáveis de executarem novos projectos que (no caso actual do google) criam ainda mais milhões (como este blog onde escrevo agora).

Isto parece mais uma crónica do que um tema discutível, mas o meu desafio vai ser só agora lançado. Aproveitando este estado “Da Vincizista” onde se discutem a veracidade de teorias, ou religiosas, ou fictícias, gostava de saber se alguém se preocupa com algo muito mais poderoso do que um simples livro ou filme, estes normalmente passam de moda e são esquecidos, tal como já aconteceu com as teorias do homem não ter ido a lua. O Google não é uma moda, é já um hábito de milhões de pessoas e como sistema informativo que é e movendo pessoas de todo o Mundo como move, passa então a ser o maior veiculo da tão falada “globalização”. Tudo isto, nas mãos de alguns indivíduos que aproveitando esta bola de neve podem em pouco tempo passar a ser nomes que jamais nos esqueceremos. Não quero dar a entender que estamos perante a criação de monstros, não estamos, mas tanto se acusa a Microsoft de tentarem monopolizar os sistemas informáticos, devíamos também estar atentos a este novo fenómeno.

Até hoje a empresa “google” só tem surpreendido pela positiva, mas a minha preocupação prende-se no desconhecimento da ferramenta que está a ser criada, tal como Larry Page disse o seu sonho é criar uma inteligência artificial que (“understand everything in the world”) entenda tudo no mundo! Os Homens nunca se conseguiram entender falando uns com os outros, acabam sempre em guerras, poderá estar aqui a solução, ou não!

4 comentários:

Pedro disse...

Essa não e a unica capacidade do google, estes podem ainda dar-se ao luxo de só receberem dividendos dessa mesma publicidade caso ela seja "clicada".

Logo qualquer empresa, instituição ou seja o que for está interessada, porque?

O google é um "separador de lixo" só nos da aquilo que procuramos, usam tecnicas avancadissimas para filtrarem informação, então quando esta nos chega passou já por uma serie de especificações. Então se a publicidade for enviada da mesma forma, já e bom, estarei lá representado, mas so vou pagar, se essa pessoa carregar em mim!

Perfeito. Mas a situação continua a prender-se quando toda esta maquina está a ser desenvolvida para a criação de uma IA (inteligencia artificial) que como ja referi usando palavras de um dos fundadores do google, perceba o mundo todo! Já falamos de portas fechadas que querem ser abertas, aqui estamos a dar chaves para TODAS as portas! Abraços!

Sinto-me aquele professor chato que conseguiu tirar os alunos todos das suas aulas lol, mas o tema e interessante!

Pedro disse...

Caro Duarte Paul, a publicidade está LONGE, como dizes e muito bem, de ser a única fonte de rendimento do Google, e o Google Earth e ainda uma "experiência" desta mesma empresa!

Os trabalhadores da google são convidados a assinar os seus contratos onde reside uma clausula onde é referido que 10% do tempo laboral por semana será dispendido para realização de projectos individuais ou em grupo. Ao publico vão saindo algumas versões "beta" e podemos experimenta-las em "http://labs.google.com" e daqui já saíram muitos produtos que geram actualmente milhões a empresa, tal como a "Google Mini" (uma espécie de google personalizado para ser usado em grandes redes particulares).

Mas volto uma vez mais a tentar puxar o assunto para uma tal inteligência artificial criada sem "controlos" ou "supervisão". Isto não vos mete medo?

Termino por agradecer as palavras do Tiago Lacerda, e de todos os que pessoalmente fizeram questão de me dar os parabéns!

PS: Não vou manter o Dr. por muito tempo, mas e como um novo brinquedo, daqui a uma semana ja tou farto, mas por agora, deixem-me brincar :P

Anónimo disse...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

Anónimo disse...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»