segunda-feira, 1 de maio de 2006

O 25 de Abril no futebol

O 25 de abril teve grandes reprecursões políticas, foi o fim de uma ditadura foi um regime que caiu e com ele caiu toda a sua teia que abrangia todos os sectores da sociedade.
E isso teve reflexos a todos níves incluindo no desporto, mais propriamente no futebol, onde existia uma hegemonia do benfica, clube da capital do "império", clube que maior massa associativa tinha e ainda tem, clube que tinha de ganhar para manter a maior parte do povo contente, dizia-se inclusíve na altura que um bom chefe de família era aquele que fosse benfiquista.

Diversas histórias se contam umas serão mentira outras verdade, mas há uma que porventura será a mais famosa e verídica que é o rapto de Eusébio.É verdade Eusébio jogou no benfica porque foi literalmente raptado. Sem duvída que é o melhor jogador português de todos os tempos, pelo menos é o que as pessoas que o viram jogar dizem e eu acredito, principalmente pelos golos que marcou pelo benfica tanto em Portugal como nas competições europeias.

Seria muito imprudente da minha parte dizer que Eusébio levou o benfica as costas, não é verdade, o benfica tinha mais jogadores de alto gabarito, mas todos estavam presos no clube tal como Eusébio que fora raptado e mantido "refem" no clube. Depois de se mostrar à europa, não faltaram propostas dos grandes europeus para o levar, mas a ditadura não deixou.

O que mais me intriga é o seguinte, o Porto esteve 19 anos sem ganhar um único campeonato curiosamente só voltou a ganhar depois do regime cair e por duas vezes seguidas 77/78 e 78/79, a partir daí é o que se sabe dominio completo tanto no panorama nacional como no panorama internacional.Já para não falar mais concretamente nos ultimos 20 anos em que o porto venceu 13 campeonatos o benfica 4 o sporting 2 e o boavista 1, e não é que não vivemos em ditadura...

P.S-Este comentário peca por tardio teria mais logica ser editado no dia 25 de Abril mas por essa altura ainda não era possível.

2 comentários:

Pedro disse...

Não tenho realmente argumentos para defender o meu Benfica. O que está aqui descrito e verdade.
Gostava só de referenciar que o primeiro título europeu do Benfica, conquista da então denominada Taça dos campeões europeus, em 1962, aconteceu numa altura onde Eusébio ainda não era jogador do SLB. Que o estado protegia o Benfica é verdade, mas na altura via-se este clube como algo nacional onde se investiu e se conseguiu tirar "lucro".
Tal como o chefe de estado era um ditador e estendeu a sua ditadura ao desporto, também em menor escala pois só se encontra no desporto, Pinto da Costa poderá ser considerado um ditador. Hoje chamado de gestor desportivo, mas que no fundo só fez o que Salazar fez no passado. Investiu numa politica ditatorial dentro da sua instituição e foi igualmente bem sucedido.
Parabéns a este grande dirigente, como a Salazar, pois conseguiram deixar a marca Portugal um pouco por todo o mundo.
Espero agora que LFV possa ter o mesmo estofo, e crie a sua ditadura :P !

Parabéns ao FCP pela conquista da Liga Bet and Win 2005/06 e fica a promessa que tentaremos fazer melhor na próxima época!

Anónimo disse...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»