terça-feira, 2 de maio de 2006

O crime mesmo aqui á minha... OTA!

Sendo este um tema com poucos prós, vou só insulta-lo de cima abaixo e citar parte de um e-mail por Miguel Sousa Tavares (MST), comparando a OTA com o aeroporto de Málaga. Todos sabemos o que é a OTA, um aeroporto descentrado de tudo o que deveria "centrar" um aeroporto internacional para uma capital europeia. Lisboa! Todos, sabemos que também é uma das maiores trafulhices que alguma vez tiveram começo em Portugal, em Lisboa, uma capital europeia. Porque, sim, a OTA já está em começo.


Portanto, os números são os que se seguem;
"Áreas:
- Aeroporto de Málaga: 320 hectares,
- Aeroporto de Lisboa: 520 hectares.

Pistas:
- Aeroporto de Málaga: 1 pista,
- Aeroporto de Lisboa: 2 pistas.

Tráfego (2004):
- Aeroporto de Málaga: 12 milhões de passageiros, taxa de crescimento, 7% a 8%ao ano.
- Aeroporto de Lisboa: 10,7 milhões de passageiros, taxa de crescimento 4,5% ao ano.

Soluções para o aumento de capacidade:
- Málaga: 1 novo terminal, investimento de 191 milhões de euros, capacidade20 milhões de passageiros/ano. O aeroporto continua a 8 Km da cidade e continua a ter uma só pista.
- Lisboa: 1 novo aeroporto, 3.000 a 5.000 milhões de euros, solução faraónica a 40Km da cidade.

É o que dá sermos ricos com o dinheiro dos outros e pobres com o próprio espírito. Ou então alguém tem de tirar os dividendos dos terrenos comprados nos últimos anos. Ninguém investiga isto?
E sabem quem é o dono dos terrenos da Ota..... Pois é... o Dr. Mário Soares, sabem agora porque é que ele se vai recandidatar. Porque o negócio com o Cavaco na presidência poderia ser inviabilizado. " [MST in webmail, n.d] Agora que a verdade tá dita meus amigos, julguem-na por vocês. Um País Europeu, já valeu o que temos na história, agora o que vale? Ainda somos aquele País pequeno/pequeno País aonde todos precisam de favores, sempre preparados para a facilidade?

Obs. Nenhum partido político ou candidato á presidencia daRepublica está a ser desrespeitado neste "post".

5 comentários:

Filipe Lello Ortigão Guimarães disse...

Sem duvida, um dos temas do momento.. Momento este que dura ha cerca de 1 ano e ninguém parece dar explicações aos Portugueses sobre a construção de um aeroporto que repetindo a palavra de MST que me parece perfeita "uma solução faraonica". Estou convencido que Cavaco Silva não dará tamanha alegria a... quem ia encher os bolsos com o novo aeroporto, pois não acredito que nenhum português de seu perfeito juízo possa colocar a OTA como prioridade governamental neste período dificil

Pedro disse...

Estava a preparar um comentário para este mesmo assunto e talvez ainda o faça. Mas para já gostava de "salvaguardar" o nosso Presidente de Republica, pois Cavaco Silva nada pode fazer para inviabilizar algo que já está aprovado! Ele não e como o seu antecessor que decidiu do dia para a noite fazer um golpe de estado. Está tudo definido e a OTA vais mesmo para a frente.

"A localização na Ota do novo aeroporto de Lisboa é uma decisão tomada. Não há segunda opção. A Super Portela está, segundo o Governo, afastada." in Jornal de Negócios

PS: A minha participação sobre este assunto ainda não está terminada... "I'll be back"

Filipe Lello Ortigão Guimarães disse...

Os meus parabens ao Miguel pelo excelente trabalho de investigãção que conduziu e pela pesquisa que efectou para nos mostrar aqui estes dados claros como a água e que nos fez perceber da melhor maneira (enumerando-os) os motivos que fizeram ao Governo investir no Norte, mais precisamente no Aeroporto Francisco Sá Carneiro (não deixa de ser uma homenagem a meu ver bizarra a um Primeiro Ministro que morreu de um desastre de aviação), e fugindo ao tema e debruçando-me no nome do aeroporto leva me a congratular a entidade responsável pelo simples facto do nome das auto estradas tem numeros senão e lamentavelmente seguindo a mesma linha de pensamento iam faltar nomes de pessoas conhecidas que aí perderam as suas vidas.

Voltando à normalidade e ao tema, devo dizer que deixei o Porto rumo a Roma em Setembro num aeroporto feio, sujo e desconfortável e quando voltei em Dezembro não reconheci a minha cidade (fruto também de mais um dos chamados "voos santos" em que só acordo com o trem de aterragem a fazer contacto com o chão da pista).

Em primeiro lugar saí do avião de manga (e haverá melhor do que evitar depois de um voo a habitual voltinha de autocarro) e quando cheguei ao terminal deparei-me com um cenário totalmente novo, moderno, com um design atractivo e seguindo novas linhas de vidro e alumínio e acima de tudo moderno e confortável.

Agora se eu gostei imaginem o comum dos turistas que viaje para o Porto e se depare com condições bastante positivas num primeiro acolhimento...

Não é só com as mulheres que a primeira impressão conta!

Anónimo disse...

Este trabalho de pesquisa maravilhoso já chegou a toda a gente por mail há que tempos... O autor já recusava os louros!!!

Pedro disse...

Concordo com o comentário deste utilizador anónimo! Realmente procuramos fazer mais do que simplesmente expor "emails" já bastante badalados!

Estamos já no campo de pesquisa para elaborar algo muito mais concreto onde analisaremos este assunto com mais profundidade!

Muito obrigado a todos os que participam!