terça-feira, 16 de maio de 2006

Aljubarrota - desafios século XXI

Nao desejando deturpar o meu estauto de novato neste blog vou deixar um tema que me tem mais que feito rir dado aquela pesada impressao que vivo num pais geralmente habitado por quins. Agora e sendo que começou no ultimo Euro a cada acontecimento o nome de portugal seja envolvido temos sempre grandes capanhas de difusao do simbolo e em parte aquiloq ue considero ser a passagem deturpada de um conjunto de ideias que esta morto e morto a muito tempo. Mais que os cachecois que foram dados em lisboa onde mais parecia que as pessaos iam fazer revenda, camisolas continente (9,90€) as musicas da Galp da Sic (TSF é a minha preferida) sempre num tom hip hoper com mistura electronica (tal e qual os valores de uma patria devem ser passados).
Sabe-se que o P.R atraves da sua casa civil intercede para que haja estas campanhas (poder-se-a entender que o faz no cumprimento dos seus poderes constitucionais implicitos) mas a verdade e qe mais que nao haver pachorra para tanta parolice deixando a pergunta No fim qual o verdadeiro futuro de um conjunto de valores própios que nos define enquanto nacionais de um pais? t.d.

12 comentários:

Anónimo disse...

Tens razão no que dizes. Os símbolos nacionais estão a ser detorpados com estas campanhas, e pior, estão a ser vulgarizados.
Eu tenho Orgulho em ser Português e para mim os símbolos nacionais representam mais de 8 séculos de História. Se ostento qualquer símbolo(bandeira, cachecol, etc), é porque me orgulho do Passado desta Nação e tenho Esperança num Futuro melhor para o nosso País.
Acho que é esta dose de Nacionalismo que faz falta aos Portugueses; e que não vai lá com este tipo de campanhas, é preciso muito mais!
Resta esclarecer que o Nacionalismo a que me refiro é o Orgulho em ser Português e contribuir para o sucesso do País, e não o racismo ou xenofoia para com outros povos.

Pedro disse...

A quem lhes chame deturpação, eu prefiro ver como actualização. Vê mos o nosso querido vizinho (Espanha) alcançar picos todos os dias. Isto não é uma consequência certamente da tentativa de divulgação de Espanha como país que governou o Mundo à 5 séculos atrás, nem tão pouco, como país onde se toca e dança “La Sevillana”!

Admito também que posso estar a abordar este “post” de forma incorrecta, pois a tua forma muito “Saramaguês” de escrever confunde-me um pouco! Mas chamas a estas campanhas de “parolas”. Todos sabemos que a emoção é o parente parolo da razão. Foge-se todos os dias a isto pelo simples facto de dizermos, “I Love you” em detrimento do “Amo-te”. Eu acho muito mais parolo quem usa estes estrangeirismos como forma de rejeitar aquilo que é. O Português tem, mesmo que não saiba porquê, de ter orgulho em ser Português. Este tipo de campanhas alimenta isto mesmo, o gosto de se ser português sem se saber bem porquê! Se esta parolice toda fizer de nós um pouco mais parecidos com os espanhóis, talvez, daqui a uns anos possamos ter orgulho em ser-mos quem somos pela nossa economia, pelas nossas conquistas desportivas, pelo respeito que o Mundo tem por nós, etc!

Não quero ser interpretado como um adepto desta filosofia, não o sou! Mas ao contrário de procurar criticar estas iniciativas, procuro antes percebe-las. E tal como dizes, sentes que vivemos num país habitado por Quins, pois isso é verdade, mas em Inglaterra serão os Smiths, em Espanha os Josés e são estes que precisam de receber este tipo de sentimentos, são eles que fazem a diferença, são eles que necessitam ser educados por um Portugal melhor! Se já não há batalhas campais para os fazer acreditar no nosso país, pois então actualizem-se, e usaremos as capacidades desta nova ciência, o marketing.

Quero também aproveitar para dar-te as boas vindas, e desejar-te bons posts! ;)
PS: Quando falo da tua forma “Saramaguês” de escrever não estou a criticar, somente a defender-me de uma possível má interpretação dos factos mencionados!

Anónimo disse...

E começar por aprender a passar aquele que é o nosso símbolo mais forte e conhecido em todo o mundo, a língua portuguesa? Quem tem telhados de vidro...

Filipe Lello Ortigão Guimarães disse...

Os nossos valores estão a ser "achinesados.." Então ainda me lembra de ser puto, mas puto a sério com 8/9 anos e ficar chocado por ter um gorro a dizer FCPORTO que era fabricado na CHINA. Agora fico surpreendido se um qualquer adereço têxtil for de origem nacional!

E claro que temos GALOS DE BARCELOS feitos na Taiândia e réplicas de tudo o que nos orgulha nos piores materiais, mas a história não se vende, PASSA-SE. E da mesma maneira que tenho orgulho na nossa história, se o passar da História tiver o sucesso que desejo os meus filhos vão ter o mesmo orgulho. Apesar de terem tudo aparolado e aos pontapés a cada esquina imitações e vulgaridades.


MONA LISA.. Um quadro que arrepia de ver ao vivo. NÃO ESTÁ EM PAPEL A CADA CASA DE INDUSTRIAL DO CALÇADO na parede? Não se vende sob POSTER em qualquer loja da especialidade... Não sera isso que a faz especial? A meu ver a "vulgarização" das figuras, por vezes pode ser uma faca de dois gumes, porque também pode produzir RESPEITO, ADMIRAÇÃO E VONTADE DE CONHECER O ORIGINAL E A HISTÓRIA!

Devo também dizer. que achei piada a ideia do Continente! Vamos reavivar o passado, tornar as coisas possíveis

Pedro disse...

Temos que começar por algum lado, e se queremos atingir as massas porque não começar pelo que os move, o futebol! Se uma paixão for criada através deste fenómeno desportivo, porque não aproveitar para chegar onde queremos!

Concordo em 100% no que dizes Miguel, mas não será por fazermos anúncios, "o que é nacional é bom" que conseguiremos atingir esse objectivo.

Aproveito para ajudar ainda mais este movimento piroso, preparem as vossas bandeiras e vamos novamente mostrar as nossas cores! Vamos deixar de lado todas aquelas T-shirts do Brasil, casacos da Alemanha, tops da Itália e comprar roupa que use as nossas cores e o nome do nosso país. E estejam onde estiverem, nunca se esqueçam do vosso canto favorito no mundo, o nosso pequeno, mas maravilhoso Portugal! A terra das possibilidades :P

Filipe Lello Ortigão Guimarães disse...

Preparem as vossas bandeiras e vamos novamente mostrar as nossas cores! Vamos deixar de lado todas aquelas T-shirts do Brasil, casacos da Alemanha, tops da Itália e comprar roupa que use as nossas cores e o nome do nosso país.


É EMIGRAS E ESTÁ TUDO DITO!!! Lol
acho q isso n tem nada a ver.. Tenho fotografias da PUMA STORE em ROMA com casacos, t shirts etc assinado PUMA com as cores, bandeira e nome de PORTUGAL! E cá nca vi a venda.. É uma qestao de ser diferente!

Pedro disse...

Pipas, exactamente o que eu estava a dizer, la fora vês... em Portugal NAO! O portugues não usa Portugal, mas Brasil, Italia, etc, etc, Aqui em Inglaterra toda a gente usa Inglaterra, em Italia usam Italia, no Brasil Brasil!

Percebes agora o que estou a dizer? Portugues não usa Portugal! E ai vou de encontro tambem ao que o Miguel diz, e verdade ser portugues não é de 2 em 2 anos! Mas melhor de 2 em 2 anos do que nunca! Sempre disse, é um começo para atingir objectivos, mas não e um objectivo atingido!

Mas entretanto já estamos a fugir um pouco ao assunto! Espero ter sido mais claro! E que tu Pipas percebas que afinal, até tem alguma coisa a ver! Abraços!

Pedro disse...

Eu penso estar a escrever um português compreensivel, se não estou peço desde já as minhas sinceras desculpas!

Eu falo em educação de um povo, e falo de a utilização de um fenomono de massas, como é o futebol, como meio para atingir os objectivos. Se existem grandes eventos de dois em dois anos, eu considero isto, um bom inicio. Agora se perferem ter uma leitura deste meu ponto de vista, como um apelo à dependecia do mesmo, não sei o que posso dizer mais. Obvio que não é suficiente, mas ACREDITEM, movimentos como euro-2004 levaram os portugueses a terem muito mais orgulho de se unirem, do que movimentos como o "560" que poucos conhecem, e que na pratica aparece muito pouco como um valor acrescentado, somente vale pela mensagem que transmite. Mas no entanto, não é de maneira nenhuma uma iniciativa negativa, muito pelo contrário, mas não estamos com isto, e seguindo as logicas anteriores de interpretação daquilo que digo, a criar uam dependencia nos codigos de barra? Claro que não porra! Estamos a usar um simbolo, para transmitirmos uma mensagem, para alertarmos uma população, para finalmente conseguirmos educar o nosso povo!

Espero ter sido claro e objectivo. Vejo o futebol como um bom meio de comunicação entre os valores do nosso país e o povo. Só isso, obvio que muito mais tem de ser feito, e outras campanhas tem que acompanhar este movimento. Mas eu acho, que o Sr. Scolari, fez mais para incutir paixão de ser português nos portuguêses, em periodos de dois em dois anos, do que qualquer um de nós aqui presentes, ou qualquer governo que por la passou!

Termino agradecendo a ele, Luiz Filipe Scolari, que mesmo sendo brasileiro procura sempre (para que com isso possa ter uma equipe mais forte e confiante e não para que o povo se una por um portugal melhor, mas essa e a luta dele) incutir uma paixão de se ser português em todos nós. Agradeco tambem a todos os outros que todos os dias lutam por este mesmo objectivo, em particular aos responsaveis pelo tal "movimento 560".

Pedro disse...

Não me vou alongar muito mais nisto, mas eu também não perciso de Scolari nenhum, de desporto algum ou acontecimento para AMAR ser portguês. Porquê? Não sei explicar! Mas eu não sinto que o meu povo seja como eu, e é so nessa medida que agradeco ao Scolari como pessoa que está sempre a puxar para o nacionalismo, ambos concordamos que não por gostar de Portugal, mas para que crie uma envolvente positiva a volta da equipe dele, e a todos os que todos os dias tentam mostrar a toda a gente o quanto bom e ser português.

Não estou a exprimir qualquer ideia ou conceito aqui, logo não quero que as pessoas pensem da mesma forma que eu. Estou so a agradecer a "movimentos" ou acções tomadas por alguns, pois acho que essas vão de encontro aos tais desafios do seculo XXI.

Abraço grande para ti Miguel, e espero que não estejas a ficar doido comigo! :P

Filipe Lello Ortigão Guimarães disse...

Peça um ao outro "em namoro".


PS - Espaço de debate e discussão, não de troca enxovalhada de galhardetes! Insultem-se à homens.. Lol

Anónimo disse...

Por ter orgulho der ser Português e porque o Sou, não diria que este País é habitado por «Quins»!
Estaria mais de acordo num País habitado por gente pouco formada, com baixo nível de educação cultural, Patriota, familiar e de valores !
Mas tabmbém vejo que o afirmas-te, pois se hoje vivemos esta «Quimzanisse» é porque alguém o quer, alguém ter poder para o fazer e que incute à nossa sociedade um VALOR: a "babuge do futebol"! Isto porque o nosso Povo fica euforico, vibra, torna-se impulsivo com a prática deste desporto, muitos deles sem se aperceberem do que ele tem de melhor!!!
Mas tenho pena que os nossos Meios de comunicação, e ja tive a oportunidade de criar um Post em que estes faziam parte, sejam os principais causadores destas manifestações!!
Só o futebol tem direito a esta actividade, a este chamamento de ser Português, de colocar a bandeira na janela e cantar Hinos da Galp até na casa de banho!!
Somos um povo de valor, mas continuo achar, que nao nós sabemos valorizar....

Anónimo disse...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»