segunda-feira, 1 de maio de 2006

"Sacudidela de ideias" - O problema de ser do Sul..

Há poucos dias, em conversa com uns amigos tentava explicar a minha teoria do porquê do atraso dos Países do Sul da Europa quando comparados com o do Norte, ou mesmo, comparando os Países do Sul do Mundo com o do Norte. O porquê do atraso "sulista"? Obra do acaso? Alinhamento dos cometas? Os ventos? Não! Nada disso... a minha teoria é bastante simples, então é a que se segue.

A minha teoria é baseada no clima, e onde os povos - homo-sapiens e neandertais (usando a indispensável ajuda da revista, national geographic [www.nationalgeographic.com]) - se juntaram. Os povos do Sul e os povos do Norte juntaram-se, é uma verdade, mas será que teve influencia no resultado do que somos hoje?

Imaginemos, se portistas e benfiquistas se juntarem em Lisboa, no fim haverá mais Benfiquistas, se for no Porto, temos mais Portistas. Foi o que se sucedeu no Mundo, os Neadertais a migrarem do Norte da Europa/Mundo para o Sul e os Homo-Sapiens a saírem do Sul em migração para o Norte. Os Homo-Sapiens que encontraram Neandertais no Norte, tornaram-se portanto Neandertais e os Neandertais que foram para o Sul tornaram-se Homo-Sapiens.

Eram efecientes, trabalhadores e infelizes e transformaram-se em pessoas lentas, preguiçosas e felizes como nunca? Porquê? O clima...
O clima do nosso fantástico País ou da nossa sempre leal e invicta cidade do Porto, transformaram-nos no que somos hoje. Somos pessoas que pouco/nada gostam de trabalhar, pouco conhecimento a nível de leis/regras/economia, porque não temos com quem aprender, não existem "gurus" em Portugal? Não, porque somos todos iguais.

O que o mundo precisa, e está a ser feito devido á globalização é mandar os "miudos" para fora, aprender coisas novas, voltarem e pôr o País de "pernas para o ar", no bom sentido claramente, mas nem todos têm possiblidades. O estado preocupou-se em dar bolsas internacionais para os alunos que realmente querem? Não.. vamos construir a OTA, é extremamente necessário.. 2 aeroportos internacionais na mesma cidade - sendo um deles a 30 kms (?!?!) fora da cidade de Lisboa, um tgv entre outros. Deixem-nos aprender, por favor!!!

A 1ª coisa que aprendi em Inglaterra foi que as críticas não fazem sentido se não forem construtivas, a segunda foi olhar sempre para cima - está sempre alguem acima de Nós.
Em Portugal a crítica é toda destrutiva e muitas vezes sem fundamento, será esse o porquê de não evoluir-mos ao mesmo ritmo?

Alemanha, França, Espanha, Russia, Italia e Portugal.. todos vivemos ditaduras, porquê nós? Somos mais pequenos? Tivemos azar devido ao camarate? Os astros??? Outra vez??
O porquê poucos sabem.. mas o clima tem que ser tomado em consideração!


Mais informção sobre a migração Homo-Sapien para território Neandertal aqui!

7 comentários:

Pedro disse...

Caríssimo colega bloguista. Não podia estar mais de acordo contigo. Esquecendo a matéria clubista inserida, pois eu como Benfiquista e NORTENHO assumido viria complicar a tese, gostei muito da opinião que aqui formalizaste. Abordas vários assuntos muito sensíveis (OTAs, TGVs e afins) dos quais vou me tentar abstrair correndo o risco de nunca mais terminar este comentário.

Penso que e fácil perceber que realmente o clima é um factor importantíssimo no desenvolvimento económico de um País. É também muito importante para a criação de uma qualidade de vida que todos deveríamos poder ter, pois a vida e demasiado curta para se desperdiçar a trabalhar. Mas se há coisa que sempre nos ensinaram é que não podemos ter tudo. Mas ninguém nos impede de tentar.

Toda a gente sabe das potencialidades turísticas do nosso país, toda a gente sabe que o nosso país tem características que proporcionam uma qualidade de vida superior à que se vive nos países desenvolvidos mas parece-me também que se começa já a realizar que esse é o nosso maior impedimento para desenvolvermos uma economia que nos deixe usufruir de tudo o que temos de bom.

Eu, tal como tu, saí do país que tanto me orgulha (puro nacionalismo pois se me pedirem para enumerar razoes para este orgulho eu possivelmente não vou encontrar nenhum, mas que posso dizer? É mais forte do que eu!) para procurar oportunidades para me desenvolver como profissional! Sinto que tomei a opção certa e gostava de ver mais seguirem este caminho. Quem sabe um dia voltaremos para fazer a diferença!

Não quero tirar valor a quem se mantêm, pois sei que procuram também fazer o melhor pelo nosso país, e sem eles nós nunca teríamos oportunidade de voltar. Mas talvez não fosse má estratégia por parte de quem nos governa, procurar informar e dar condições para que mais pessoas possam estar na minha, e na tua, posição. Um investimento muito menos polémico e muito menos arriscado do que os mencionados no teu post!

Filipe Lello Ortigão Guimarães disse...

Em primeiro lugar gostei mesmo das 2 coisas que afirmas ter percebido em Londres... SIM, CRITICAS CONSTRUTIVAS SAO ESSENCIAS e temos sempre alguem em cima, mas nao no sentido "NAO FAÇO EU, ALGUEM HA DE FAZER POR MIM"
Depois, como amante da história e dos mais diferente povos gostei de ler porque desconhecia por completo as movimentos migratórios que falaste. Parabens pelo bom trabalho e espero que continue

Anónimo disse...

OTÁRIO: Indivíduo que defende com ardor, mas sem argumentos, a construção do aeroporto da OTA.

Pedro disse...

emigrante: pessoa que emigra, que deixa o seu país para se estabelecer noutro. [http://priberam.sapo.pt]

Eu não saí do meu país para me establecer noutro. Vim sim à procura de instrução para um dia voltar. Não sou um emigrante sou um investimento :P

Filipe Lello Ortigão Guimarães disse...

LOL MELHOR COMMENT DE SEMPRE MIC.... EMIGRA E DO RASCA... DO LUXEMBURGUES, so te faltava mm a barba a CRAIG DAVID e o lenço na cabeça de Portugal!

Anónimo disse...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»

Anónimo disse...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»