terça-feira, 2 de maio de 2006

Uma pequena reflexão (TGV -> Lisboa - Porto)

Caros companheiros bloguistas

Hoje tive o prazer de receber o convite, por parte do mentor deste fantásticos projecto, para participar e comentar neste blog. Desde logo aceitei e resolvi criar um novo post com um tema bastante polémico e que me deixa pessoalmente bastante preocupado. A ligação entre Lisboa e Porto pelo TGV. Gostaria de saber como é que é possível alguém que assume um compromisso de gerir um país, com as dificuldades do nosso aceita ir para a frente com um projecto como este. Que para além de ser estupidamente caro não é minimamente rentável, porque é que não melhoramos aquilo que temos? Somos um país rico? Deitando uma olhadela a países que fazem contas e não desbaratam os recursos de que dispõem, tanto na Dinamarca, como na Noruega, Suécia e Finlândia, a primazia foi dada aos comboios pendulares. Na Dinamarca está em curso um plano de renovação das vias, de forma a permitir uma velocidade máxima de 200 km/h. Porque é que Portugal não utiliza a mesma medida que a Dinamarca? Será que por uma diferença de 15 minutos justifica o investimento de 6 mil milhões de Euros? Mas como um blog não existe só para criticar deixava aqui algumas sugestões, se temos um governo que aposta fortemente nas grandes obras públicas, por o menos que sejam investimentos que beneficiem as populações então não nos falta o que fazer na área das obras públicas, face às enormes carências de que o país sofre. Sem esgotar a matéria, e sem respeitar a hierarquia das necessidades e dos investimentos, parecem-nos de salientar os seguintes problemas:

-Energia: reduzir a factura energética na produção de hidroelectricidade (estão aproveitados cerca de 50% dos nossos recursos) e desenvolver as energias também renováveis (eólica, das marés, etc.);

-Estradas: com o crescimento do parque automóvel, não é possível abandonar quer a rede principal, quer a rede regional, e, talvez mais ainda, a rede municipal, onde as carências são enormes;

-Saúde: há um mundo de coisas a fazer para suprir as deficiências, insuficiências e incapacidades das infra-estruturas da saúde (hospitais, centros de saúde, equipamentos técnicos vários ,etc)

-Abastecimento de água às populações: estão resolvidos todos os problemas? Não será de começar a pensar na “dessalinização” da água do mar, em grande escala, face à “pressão” das sucessivas secas periódicas?

-Saneamento básico: a depuração das águas residuais, a despoluição dos cursos de água, o tratamento de resíduos sólidos urbanos e dos resíduos industriais perigosos estão longe, muito longe de estar resolvidos.

Gostava de ouvir a vossa opinião sobre este tão polémico projecto.
Saudações Bloguistas

8 comentários:

Filipe Lello Ortigão Guimarães disse...

Eu normalmente gosto não só de comentar tematicamente o assunto que escolheste.. Neste caso gostei especialmente da parte que a meu ver é um dos MANDAMENTOS DO BLOG. Não entrar na mediocridade de mandar tudo abaixo mas PROCURAR ENCONTRAR SOLUÇÕES para melhorar e emendar o que está errado..

Assim, para além disso o caro bloguista Tiago enunciou as áreas em que o Estado devia investir em vez de fazer um novo meio de unir o país.. O TGV!

O nosso país investiu milhares na última década (e bem) em auto-estradas e agora quer po-las de parte e ligar as principais cidades do país por TGV? Isso não é possível nem viável... O pormenor dos 15 minutos de diferença que existem entre o TGV e um bom pendular que custa cerca de 100 vezes menos chega a tornar o DOSSIER TGV ridículo só de considerar!!

Concordo também com a nova aquisição do site Manuel Mota no que concerna às áreas (que deviam ser) de intervenção governamental e são elas a SAÚDE, O SANEAMENTO BÁSICO e SIM, A ENERGIA que está ainda bastante sub-aproveitada.

É tudo gostei sinceramente do post

Anónimo disse...

Vale a pena relembrar aos bloguistas que a duração da viagem Porto-Lisboa é de actualmente de três horas (Passando a duas horas e meia até ao final do ano, obras anunciadas no dia 1 de Maio 2006) e com o comboio de alta velocidade se fará em apenas 1 hora e 15 minutos. O TGV embora pareca desproporcionado é uma mais valia para o nosso pais pois desde há 15 anos que pelo menos uma parte do troço da A1 está em obras!

Anónimo disse...

Ainda existe uma ligaçao com menos sentido que a "Porto - Lisboa", a ligação "Lisboa - Madrid". Esta ligação, existe quase única e exclusivamente para servir Madrid. Esta linha, desejada muito pelos espanhóis, serve para colocar os produtos espanhóis mais depressa na nossa economia.

Para ridicularizar ainda mais esta linha, são mesmo os números anunciados pelo nosso governo, governo esse que estima que haja 5 milhões de passageiros anualmente o que significa 13.700 pessoas a usufruir desta linha diariamente! Em média, e utilizando estatísticas da EU, 50% das pessoas que viajam entre duas cidade conectadas por TGV utilizam o referido meio. Haverá verdadeiramente mais de 27 000 pessoas a viajar diariamente entre estas cidades ou são os números que o Governo avança só para atrair os investimentos dos privados nesta linha que liga as capitais da península ibérica?

Pelo menos fomos lúcidos o suficiente para suspender as linhas “Porto - Vigo”, “Faro - Huelva” e “Aveiro - Salamanca”! Mas a linha Lisboa-Badajoz (e só depois Lisboa – Madrid) serve também para ridicularizar o aeroporto da OTA. Enquanto nós andamos por cá a pesar os prós e os cons das várias hipoteses para o Aeroporto Internacional de Lisboa os espanhóis meteram mão á obra e já está em construção o novo aeroporto de Badajoz que fica logo na fronteira com o nosso país.

Anónimo disse...

O 'Projecto TGV' tem uma dimensão demasiado grande para um território tao pequeno como o nosso.A meu ver, e tomando partindo d um conhecimento bastante superficial e distante, penso que este projecto apenas vai permitir extraír beneficios à grande capital espanhola(Madrid para os ignorantes), visto q vai unificar a Peninsula Iberica e vai permitir q haja uma grande concentracao e proliferação economica e social já q grande parte da troca d bens e produtos vai eclodir na capital espanhola. Em detrimento disto penso que Portugal vai ver o seu poderio economico-financeiro bastante enfraquecido e a sua area de 'ataque' minimizada nao oferecendo qq competitividade.
Em jeito de conclusão, antevejo uma Peninsula Iberica extremamente unificada e q vai ter em si, Madrid como o "coração" e motor de toda uma economia globalizada, e o territorio portugues por sua vez vai perdendo toda a sua identidade.Meus Amigos abram os olhos, nao podemos deixar o nosso país continuar "arrastar se" desta maneira, decada após decada temos vindo a perder o poder de intervenção e a capacidade de nos fazermos respeitar juntos dos restantes membros da UE.Cabe nos a nós n deixar Portugal desaparecer por completo..

Anónimo disse...

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Anónimo disse...

Concordo plenamente. Na minha opinião, o Governo, em vez de investir no TGV, deveria investir na substituição das linhas férreas, podendo assim aproveitar ao máximo as capacidades do ALFA. O ALFA é um excelente comboio para o nosso país, simplesmente não é devidamente aproveitado. O investimento seria menor e os fundos poderiam ser utilizados no melhoramento de outras vias de comunicação. Se temos Autoestradas boas(ou razoavelvelmente boas), o mesmo não se pode dizer de muitos IP's, IC's, EN's e estradas municipais. Essas vias, que são as principais no dia-a-dia dos Portugueses, não deveriam ser esquecidas pelo Governo.
Enfim, o Governo e a mania das grandezas... Nós somos um País rico e tudo!!
Talvez a Educação, a Saúde e a Segurança dos Portugueses sejam mais importantes do que a redução do trajecto Lisboa-Porto em 15 minutos, não??? Se calhar, eu é que estou enganado.