segunda-feira, 1 de maio de 2006

O 1º DE MAIO MUNDIAL

Para começar devo dizer que hoje é dia 1 de Maio e não errar e afirmar como muito se ouve, que hoje se FESTEJA o dia Mundial do Trabalhador. Não é de todo verdade, muito pelo contrário, hoje PROTESTA-SE o dia Mundial do Trabalhador, não se pode ter na cabeça a ideia romântica de que "as pessoas neste dia sairam a rua em festa..." Longe disso... Infelizmente!

Se tirarmos os países que a meu ver não são evoluídos e sofrem de uma forte repressão no que toca a manifestações organizadas como o caso do Cambodja e Sri Lanka que foram impedidos de o fazer ou também Cuba que "celebrou" o dia com alegria, embora saibamos todos que não passam de fantoches, foi um dia triste para grande parte dos Europeus. Galvanizados pelo poder de intervenção dos franceses, que este ano para além da habitual centena de marchas dos sindicatos em França juntaram-se milhares de jovens que são contra a polémica medida que o ministro Villepin que permite o despedimento sem justa causa das entidades patronais aos recém-contratados trabalhadores, todos os países europeus fizeram questão de mostrar veemente o desagrado com as precárias condições de trabalho que dispoem.

Neste ano de 2006, até países que normalmente não têm grandes tradições reivindicativas caso da Suiça ou Noruega assinalaram este dia com marchas de protesto, sendo o caso mais grave o Turco que envolveu confrontos entre os manifestantes e a Polícia.

Infelizmente não vejo para já um cenário melhor para o futuro, pelo que ainda vamos ter de passar por muitas "nuvens escuras" antes de finalmente as condições de trabalho melhorarem...
Vamos ficando pela imagem romântica que todos temos do "povo sair a rua em festa.."

3 comentários:

Pedro disse...

Este é dos poucos feriados que eu aceito. Existir um dia em 365 para celebrar o trabalho, com um dia de descanso, parece-me algo coerente. O ser humano precisa de quebrar rotinas e porque não neste dia? Mas quem quer festejar num dia de velório? Existirá alguém que consegue viver com alegria um dia desses? Não, claro que não, e é exactamente o que acontece com este 1º de Maio! Não existem condições de trabalho, por isso em vez da tal visão romântica, temos uma bem mais real, onde nos deparamos com pessoas a saírem a rua à procura de oportunidades, preferem então marcar este dia com manifestações. Aceito, será a forma que encontraram para se expressarem, tudo isto é aceitável desde que no dia 2 de Maio estejam todos nos seus postos de emprego, a dar 200% para que um dia, as coisas possam mudar!

Uma vez mais termino com "Trabalhem, Deixem trabalhar e ACREDITEM"!

Anónimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»

Anónimo disse...

This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
»