sexta-feira, 12 de maio de 2006

O diferendo moral da Eutanásia

A discussão da Eutanásia, quer se queira, quer não tem muito a ver com a moral e religião, aquilo que todos nós mais ou menos contrariados tivemos na escola.. Depois de esta semana a discussão sobre os fundamentos da Eutanásia ter voltado às primeiras páginas dos jornais, por causa de um caso vivido nos Estados Unidos da América, em Espanha o caso toma proporções mais drásticas pois todos ainda se recordam do caso de Ramón Sampedro, o espanhol tetraplégico de 30 anos que minuciosamente combinou com 11 amigos uma morte "assistida" uma vez que não tinha uma vida condigna e dependia sempre de alguém para realizar as suas tarefas diárias.

"Quem for saudável e quiser acabar com a vida pode de livre vontade, e quem depende dos outros porque não tem saúde não pode" Esta foi a frase de Sampedro que comoveu Espanha. E foi a frase que me pos a pensar... Se pessoas tão normais quanto nós podem e infelizmente têm vontade de se suicidar, imaginamos a vontade que têm pessoas sem vida própria, ou seja, sem qualquer tipo de liberdade, sem poderes ler um livro, ligar uma televisão muito menos sair de casa quando lhes apetece.. Não será legitimo conceder-lhes um fim nobre, reunir a família e proporcionar-lhe o fim do sofrimento? Teremos de obrigar pessoas a ficar presas a camas anos a fio, décadas por vezes à espera que o coração deixe de bater?

"Deus dá-nos a vida, só ele nos pode tirar" - Este é o argumento numero 1 (e 2, e 3 e 4) dos acérrimos defensores da moral (para não dizer da Igreja Católica). Mas se Deus dá a vida e a fonte da vida, nada a pode deter... Não há pílulas ou preservativos que possam deter a vontade de Deus, reter a procriação. Neste momento, só na Austrália se pode interromper voluntariamente a vida humana...

Convem também dizer que existem dois termos a focar que são a Eutanásia, que é quando alguém completa todo o processo de terminar com o constimento da outra pessoa com a sua vida, e também o suícidio assistido em que o "ajudante" fornece os procedimentos necessários para que o sôfrego termine com a sua vida... Gostava sinceramente de saber o que vocês pensam deste tema que tem tanto de delicado como de injusto

6 comentários:

Anónimo disse...

Great site lots of usefull infomation here.
»

Anónimo disse...

É uma temática muito polémica, que necessita dum melhor esclarecimento. O direito à Vida é, sem dúvida, um direito fundamental, mas resta saber se um doente, num estado em que é aplicada a eutanásia, ainda "vive".
O que é um ser humano com o cérebro morto que vive acamado numa cama de hospital ligado a uma máquina? Será que isso é Viver? Sinceramente não sei.

Pedro disse...

Não me consigo abstrair de todos os valores que me foram ensinados em 21 anos de vida!

Teoricamente consigo abordar este assunto sem qualquer tipo de problema, mas não o faço pois quando o imagino na prática não o entendo!

Peço desculpa a todos, pois não me sinto preparado para responder coerentemente a este assunto, porque ainda não encontrei um consenso entre o que penso e o que sinto.

Mas gostava só de comentar a resposta do Skip. O que se procura aqui não e discutir o direito a vida, mas sim a morte! E realmente não me imagino feliz vivendo acamado, mas se eu existo, isso poderá ter um significado, um objectivo, não? Não é o homem que dá o direito a vida, porque seria diferente no direito a morte?

Penso que todos nos temos um papel a desempenhar, e custa-me aceitar que a lei ou crenças dos homens possam interromper algo que não estaria "programado" para ser assim!

Desculpem a confusão de ideias criada nesta minha resposta, mas e assim que me sinto sobre este assunto!

Anónimo disse...

Claro Pedro. Sinceramente, também não tenho uma opinião formada. Compreendo argumentos de ambas as partes. Ao colocar aquela questão, não disse que era a favor da eutanásia, porque nem sou a favor nem contra. Não me encontro totalmente esclarecido sobre o assunto.
Abraço.

Pedro disse...

Um assunto como este que envolve falarmos daquilo que nunca passamos e jamais poderemos imaginar será sempre difícil de "julgar" correctamente!

Gostava de te convidar Skip, a registares-te como blogger, para que possas ser incluído na nossa lista "reviewers". Tens estado participativo e por isso achamos que deverias entrar para a equipe. Volto a relembrar a todos os membros que não estamos aqui para picar o ponto mas para participar!

Anónimo disse...

Polémico sem dúvida, mas também um assunto que se quer bem metido na gaveta(pelo menos em Portugal).
Na minha opinião levanta um vasto número de questões por quem o debate e a quem assiste apenas a essa trocas de ideias!! obliquo no seu todo, e digo isto, por pensar nao estar só em causa aquele individuo que quer por Fim à vida mas aquele que o assiste ou consente e toda a sociedade!
Seria este um post para sair fora do Blog?!!...