domingo, 30 de abril de 2006

Créditos Sexys....

A quem leu a revista do EXPRESSO esta semana deparou-se com uma reportagem muito interessante de vários casais com orçamentos reduzidos que descreviam o seu dia a dia, e os sacrifícios que faziam para não os ultrapassar... Mas pergunto-me eu como arranjaram casais desses nos dias que correm??? Não verão eles televisão, não comprarão o Jornal?? Ou então tem uma grande personalidade, e uma forma séria de estar na vida.... Porque nos dias que correm, é impossível não ser bombardeado com "anuncios sexys" de empresas de micro créditos. Onde sem perguntas, e sem demora enchem o bolço dos portugueses... Mas quem e que nunca ouviu dizer "quando a esmola é demais , o pobre desconfia?" Já ouvimos todos, mas temo que ao contrário de todos os outros provérbios este esteja errado, porque o pobre não só não desconfia como ainda se sente feliz... Felicidade em forma de balão, mas.... felicidade.... Mas de quem a culpa?? É de quem vive com orçamentos de 750 euros por mês e tem uma família para sustentar?? É de quem vive numa sociedade de consumo, onde tudo se pode comprar, com preços e prestações encapotadas?? De quem é bombardeado com programas antes do telejornal com o gordinho sorridente patrocinado por uma empresa de crédito??
OU é o Estado e das entidades reguladoras.... Não haverá ai espaço para mais uma organização?? Uma entidade reguladora de micro créditos?? ou vamos continuar a ser o 1º pais na Europa com maior endividamento individual?? Mau não é aquele que se comporta mal por ter fome, Mau é quem alimenta essa fome....

2 comentários:

Filipe Lello Ortigão Guimarães disse...

Curiosamente já tinha pensado neste tema para comentar neste sempre util e actual blog. Empresas como a COFIDIS, MEDIATIS etc andam de facto a "entregar o ouro ao bandido", ou seja, com anuncios infantis em que so faltam mesmo os palhaços, balões e crianças divertidas, tratam de temas sério como o endividamento dos agregados familiares.. MAS QUEM VIR O ANUNCIO ACHA Q É A COISA MAIS SIMPLES E OBVIO QUE EXISTE!
Deste modo leva-me a afirmar que torna se obrigatoria uma entidade reguladora de crédito, pois frases como "MAIS FACIL DO QUE PEDIR UMA PIZA...." Nao podem continuar no que toca a cobrar juros gigantescos..
E recentemente, nos outdoors de uma dessas marcas podia se ler "HA UM SEGREDO QUE HA 10 ANOS FAZ AS PESSOAS FELIZES" Mais uma vez na minha ideia romantica pensei na TMN, mas nao... A mesma empresa que endivida as pessoas e leva inclusivé ao fim de relações estáveis é a mesma que poe as pessoas felizes...

INCOMPREENSIVEL

Anónimo disse...

Bolço????!!!!!