quarta-feira, 11 de outubro de 2006

YouTube - Zero to Hero

Peço desculpa pelo uso de uma expressão tão banal para titular este meu comentário. Mas na ordem do dia está mais uma aquisição milionária!


É giro ver coisas como estas acontecerem. Todos nós usamos diariamente o Google e o Youtube, para momentos de lazer, trabalho, etc. É por isso com alguma curiosidade que acompanho estas iniciativas tornarem-se em negócios de milhões.Tive à tempos já uma intervenção de exposição destes negócios, hoje o que me traz aqui é exactamente uma aquisição dentro deste meio. Pois é para os mais distraídos tenho o prazer de anunciar que Steve Chen (27 anos) e Chad Hurley (29 anos) são os mais recentes multimilionários na área das novas tecnologias. São eles os fundadores do tão conhecido Youtube.

1300 milhões de dólares, foi este o valor pago, em acções, pela Google a dois rapazes ex-trabalhadores da Paypal que um dia decidiram abrir um site para alojamento de vídeos digitais. Em 1 ano e meio a Youtube ganhou uma quota de mercado de 47% nesta área, são vistos 100 milhões de vídeos diariamente e empregam já 65 colaboradores.

Engraçado imaginar o curriculum de um destes rapazes:

Jun 2001 – Fev 2005 PayPal (Manutenção de Base de Dados)
Fev 2005 – Ôut 2006 YouTube (Fundadores)
Out 2006 – ... Google (Administrador, 650 milhões de dólares em acções)

Interessante não? Mas como em tudo surgem sempre questões. Não será este preço demasiado alto? E é aqui que surge a minha opinião. Sim de facto se a Google abriu demasiado os cordões a bolsa, visto a curto prazo. Mas como este montante é pago de duas formas 21 Em acções da própria Google 2) toda a equipe é transferida para os quadros da Google. Ganham-se recursos técnicos e humanos e principalmente uma quota de mercado numa realidade com grandes expectativas, o vídeo digital, de 47%, que juntos ao 11% já alcançados pela “Google Video” dão uma maioria absoluta dentro deste mercado!

Haverá melhor forma de se iniciar num mercado tendo em seu poder já tanto poder? Sabendo mesmo a partida que é um mundo prontinho a emergir com tecnologias como a DVB-H (mais conhecida como Mobile TV). Penso que olhando no geral, conseguimos perceber que realmente neste cenário todo, Steve e Chad foram uns sortudos, mas a Google sabe bem o que anda a fazer! Lanço então o repto para saber as vossas opiniões caros bloguistas.

Links:
Http://www.youtube.com
Http://www.google.pt

Sem comentários: