quarta-feira, 30 de maio de 2007

ANDERSON - PROS & CONS

É verdade e parece impossível.. O Anderson despertou a minha força de colunista de opinião, de repente senti-me cheio de vontade de abordar este tema. E quando abri o - cheio de teias de aranha- BLOG DO OG, percebi que tenho muito que "catch up", são de facto vários os temas que tenho em mente para discutir com vocês caros amigos e fieis leitores.

Anderson no MAN UTD por 30 milhões, 25 dos quais para o FCP. É bom negócio? A pergunta vai sendo respondida ao longo deste artigo.

Em primeiro lugar, um bom negócio - não só em futeol - depende sempre da utilização que se faz do dinheiro. E se o FCP de facto usar o dinheiro para comprar 3/4 jogadores feitos e credenciados é um bom negócio porque ganhámos 20 milhões em apenas um ano. Se o dinheiro for gasto em Alans, Mareques ou Jorginhos, este é sem dúvida o pior acto de gestão do Sr. Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa em 26 anos de mandato.

Outra questão. Está visto e revisto que o Anderson era de facto um fora de série, os Portistas sabiam disso e.. os adversários também! Esta época estava condenada a marcações impiedosas e duras ao jogador, feitas muitas vezes pelos jogadores mais lentos, velhos e reconhecidamente duros. Há outro aspecto a salientar, Anderson fez pelo FCP 15 jogos oficiais e 3 lesões. O que para um jogador de 18 anos é grave, uma lesão que levou a uma ausência por 4 meses.. Voltando timidamente 3/4 jogos para lesão que o irá afastar dos relvados mais de um mês. Ou seja, num ano teve mais lesões do que alguns na carreira toda.. Atenção, mais uma vez os adversáriosa sabem disto e iam aproveitar para assustar.

Ainda por cima para valorizar o jogador tinhamos agora o Mundial sub-20 e pelo menos Champions até Dezembro. Porque tanta pressa? Há alguma coisa que deveriamos saber? Eu gosto sempre de ter um jovem craque (brasileiro) que me encha os olhos e faça magia quando entra. Tinhamos o Carlos Alberto, saiu entra Diego (aquele considerado melhor jogador da Bundesliga vendido nos saldos) que saiu para entrar o "red devil" Anderson. Certamente vamos ter um agora, mas este era especial e o FCPORTO e o Futebol Português ficaram mais pobres. Costumo lidar mal com o sucesso de ex-jogadores FCP caso flagrante do já referido Diego e menos visível de Luís FABiano.

Força Anderson, nós ficamos a ver te na SPORTTV. E o futuro vai nos dizer se o risco compensou.. E a resposta para já é um redondo NÃO.

PS - A paciência vai mesmo esgotar se Pepe ou Quaresma são também vendidos e dias fáceis para os lados do Dragão não se esperam caso isso aconteca. Demoramos 1 ano e meio a levantar-nos da Revolução pós-Gelsenkirchen, OUTRA NÃO! Gostava de saber agora a vossa opinião.

4 comentários:

Bruno Leite disse...

Sabes uma coisa Pipas? Akilo que mais receio é uma reedição da época pós-Gelsenkirchen. Perder 30 pontos em casa nunca mais! Julgo que, apesar de tudo, tenho a sensação que o Quaresma tão cedo não sairá do Porto e que venderemos uma "estrela" por época. Alexandre Pato, Van der Vaart ou Sneijder. Um destes seria ideal para colmatar a ausência do (ex-) nosso menino prodígio.

Anónimo disse...

este blog ja tinha larvas!!

Anónimo disse...

Ha rumores de que Anderson saiu do FCP porque dava muitos puns no balneario. Sem mais assunto. Os meus sentidos cumprimentos.

Anónimo disse...

Luis Fabiano é uma grande bosta!! no Sevilha tão mortinhos que se ponha a andar...e Diego!?! outra grande bosta...não mudou nada só que na alemanha ha falta de melhor.