terça-feira, 12 de junho de 2007

Conseguiram matar os Piratas..

Fui ver com algum e o esperado interesse o fim da trilogia "Pirates of the Caribbean" que uma parceria da Sony e da Disney deram ao cinema. Foi umas das sagas mais bem sucedidas e lucrativas da história do cinema. Mas também uma das sagas mais rápidas, com lançamentos em 2003, 2006 e 2007 e esta verdadeiramente gritante, a que mais perdeu qualidade. Pior do que perder qualidade, e atentos à média de idades que hoje em dia mundialmente vai ao cinema (29 anos), este filme sofreu um revés e infantilizou-se brutalmente. Mas agora chega a parte importante e a parte que eu queria realçar.. Alguém ainda sabe dizer hoje em dia o que significa "infantilizar" um filme? Vejam aqui ao lado o cartaz do primeiro filme desta trilogia e imaginem se iria enveredar naquilo que infelizmente aconteceu.


Quem pensou em finais felizes, uma historinha com moral e didacta ou um toque de ingenuidade, vai ter de passar umas semanas a observar a geração dos "late 90´s" que está a chegar aí. Infantilizar, neste momento, é juntar monstros, feitiços, criaturas estranhas, super poderes e tudo que berre bastante. Graças a tudo isto, Este filme passou de algo com interesse, história paisagens paradisiacas e imagens dignas de Óscar de Melhor Fotografia para um Harry Potter dos Mares com um ligeiro toque de X-MEN. Vejam aqui ao lado, alguns dos ilustres "bichos" que estranhamente invade os mares e faz companhia ao lendário Jack Sparrow (merecias mais Johnny) e à nova "menina-bonita" de Hollywood, Keira Knightley. Vejam. Revejam com calma. Faz algum sentido isto? Tanto dinheiro gasto nesta mega produção, tão bons efeitos especiais e tantos feitos grandiosos na História da Humanidade para relatar e vamos mesmo assim aparvalhar e estragar tudo com aberrações.


A minha geração é marcada por histórias fortes, duras e injustas até. As mortes da Mãe do Bambi ou Pai do Rei Leão, a pobreza do Alladino ou a monstruosidade (natural) de um acanhado Corcunda de Notre Damme. Acabava o filme, alguma coisa inteligente e útil era absorvida. Alguém imagina agora os miúdos a verem esse filme depois de verem um homem decapitado no Youtube ou espancarem 47 velhinhas na sua Playstation Portable (saudoso GameBoy)? Citando Homer J. Simpson.. BOORING!

Concluindo, foram 2 horas e 20 minutos mal passados, e verdadeiramente, ia ter vergonha da escolha e da metamorfose que o filme sofreu se tivesse levado o meu Pai ao cinema, em vez de ter sido desencaminhado pelos amigos. Será que esta ressaca de Harry Potter se vai manter por muito tempo? Vem aí o 7º e ultimo (Deus queira) livro do feiticeiro com uns óculos que ningúem merece. Vem aí a "Pottermania" e espero que passe rápido. Quanto ao filme.. Johnny merecias mais!

2 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente alguem que pensa como eu!!!! Rídicula a história destes filmes. Na minha opiniao este filme só vendeu o que vendeu por duas razões: Johny Depp e o nome que deixava muito mais a desejar. O primeiro vi e estranhei o facto de eles nao morrerem, o segundo vi e detestei o facto de existirem uns monstros e o terceiro recuso-me a ver. Entretanto ontem vi uma das melhores sagas de sempre, e claro que, mais uma vez, nao fiquei desiludido: a saga Ocean's!! Vale mesma a pena, nao so pelo elenco de luxo, nao so pelos assaltos, nao so pela historia do filme, nao so pela adrenalina e suspense que nesta saga existem, mas principalmente porque esta saga é viciante...E depois de ter visto o filme e acabar com uma frase: "See you when I see you", leva-me a crer que esta saga nao fica por aqui!
Ricardo Figueiredo

Raquel Felino disse...

Infelizmente Pipas parece que este nao foi o fim da saga Piratas... Um quarto filme já está agendado. Quando ao Oceans... é verdade tambem vem aí mais um. Beijos