segunda-feira, 12 de março de 2007

Alguém encomendou uma polícia mundial?

A semana passada foi conhecido o sempre ridículo Relatório sobre Direitos Humanos do Departamento de Estado Norte Americano relativo a 2006. Sobre Portugal, aquele orgão soberano, exemplar e todo poderoso (NOOOT) refere abusos das forças de Segurança, tráfico de mão-de-obra tanto de estrangeiros como de mulheres, e - estes dois são fantásticos- más condições nas cadeias e abuso de autoridade. Mas o que se poderia esperar de um país tão egocêntrico que se denomina "América" representando assim sozinhos todo aquele Continente?

Há pouco para dizer sobre este relatório e ao mesmo tempo tanto para lamentar. Porque é que este "colosso com pés de barro" vem falar de Portugal quando têm atentados à Humanidade como Guantanamo? Mas a coisa fica ainda mais preta se nos lembrarmos do tratamento que dão aos trabalhadores estrangeiros, e pior ainda.. do massacre imposto aos Indios e o intenso regime de escravatura. Ok, se quiserem também falo da pena de Morte e das torturas impostas aos prisioneiros. Porque é que estes virtuosos americanos nos vêm apontar o dedo? Um povo ignorante, com menos de 200 anos a questionar a aplicação dos Direitos Humanos neste cantinho que se tenta levantar chamado Portugal?

Está na hora da Europa se unir e se afirmar como a grande potência Mundial. Potência económica, política e acima de tudo estável. O que é uma grande potência sem estabilidade? Recordo-me de um anúncio da Bridgestone que colocava Asafa Powell (velocista no tempo o mais rápido do Mundo) nas pistas de saltos altos e tacão agulha. Esta hegemonia Europeia foi perdida na II Guerra Mundial e já foi recuperada, só falta ser assumida. Somos e estamos no centro do Mundo, não podemos perimitir que os frágeis Estados "Unidos" através do seu inconsequente Governo façam o que quiserem e disponham. Não tem dinheiro para reconstruír New Orleans, têm milhões de desempregados e nos não turísticos EUA há outros milhões de pessoas a viver no limiar da miséria em vidas campestres e sem condições de vida. Paralelamente a isto, gastam milhões com a NASA, recentemente criaram um caríssimo observatório de vida alienígena e esbanjam dinheiro a criar estes tais relatórios que para além de ninguém lhes prestar atenção, colocam em alta evidência a tal de espelhos e credibilidade desta nação.

As verdadeiramente UNIDAS Nações (pacíficos e evoluídos) através da ONU fazem anualmente relatórios. Aliás, é um orgão criado precisamente para esse efeito, relatórios que pretendem ser construtivos e não acusadores. Portugal obviamente reagiu a tal comunicado afirmando não reconhecer competência nem legitimidade ao Governo dos EUA para avaliar a aplicação dos direitos humanos no nosso País. Mas tenho pena que tenhamos sido diplomatas demais, exigia-se algo mais feroz e combativo não só de Portugal mas de todos os países citados no relatório.

A semana passada a Marvel colocou nas bandas a edição em que o Capitão América morreu.. Para alguns é apenas uma forma da editora dar um novo fôlego a este super-herói, para outros este enredo representa a actual situação politica norte-americana. Who knows?

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com as observaçoes feitas pelo relatório dos EUA sobre Portugal pois são pontos reais e há que não fugir a eles...só um ignorante não os vê. Em parte concordo com a as tuas afirmaçoes mas tambem deiscordo com várias ...aliás a maioria. passo a explicar: 1) escravidão...Europa iniciou este tratamento nos tempo em que tambem colonizou a America (norte e Sul) Os Governantes Europeus são responsaveis pelos maiores masacres etnicos da História Mundial(Judeus,Muculmanos na Arménia, Tchechenia..ect)acho incoerente falar de escravidão dos EUA quando fomos nós que iniciamos tudo. Quando existe um problema Mundial, nós europeus recorremos ao auxilio dos EUA..e depois atiramos a culpa se a coisa correr mal. Não concordo com a politica NOrte Americana..mas não podemos culpar tudo de mal nos EUA pois como disse anteriormente são eles qua dão o "corpo" quando por exemplo o Irão afirma que tem armas nucleares enquanto os Europeus ficam de braços cruzados. Grande parte da reconstçaão da europa que temos oje depois da guerra mundial tambem deve-se aos EUA. Podia ficar aqui a enumerar aspectos positivos que os EUA contribuiem para o Mundo o dia todo como por exemplo, serem responsáveis por empregarem milhoes de pessoas em empresas criadas por Norte Americanos ect...
Com isto não quero dizer que sou Pró Americano..gosto sim de ver as coisas tal como são e não fazer julgamentos meramente negativos. De Referir que não concordo de maneira alguma com a invasão do Iraque, Guntanamo e várias outras politicas...mas sei reconhecer que eles são neste momento o pais com mais crédito para avaliar determinadas situaçoes. Nós só temos que acatar..pois se quando há porblemas os politicos Europeus não contribuem e só falam, então tambem não podem exigir...

Tiago Amorim

Filipe Lello Ortigão Guimarães disse...

A escravidão na Europa existiu, sem duvida, mas não nos podemos esquecer que somos um Continente com muita história, invasões, guerras e inúmeras construçoes! Quando falo em escravidão norte americana falo em fenómenos RECENTES do Séc. XVIII E XIX!

A Europa partiu para a Guerra do Golfo e mais recentemente Iraque por respeito a quem nos ajudou na II Guerra Mundial, e parece me obvio que a Inglaterra o quis fazer como aliado para se impor como 2ª potência Mundial (como se entrar na Guerra mostrasse alguma coisa)

Devo também dizer que não empregam assim tanta gente, grande parte da Industria Mundial estão na "pacífica" Ásia que concentra esforços na tecnologia não em armamento nem em ser líderes provisórios de um Mundo que necessita de boas ideias. Europa potência mundial política e Ásia potência económica.. O que resta para os States?