quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

O ABORTO EM DISCURSO DIRECTO

Hoje é a primeira vez que verdadeiramente me debruço no problema do Aborto. O título não pdia ser mais simples e menos rebuscado, quero que todo este post que é uma opinião seja simples e sem eufemismos. O mais directo possível. Resisti, esperei, discuti e estou verdadeiramente pronto para abordar este tema. Parece que toda a gente tem opinião, não há ninguém sem vontade de falar e eu espero sinceramente que faça chuva ou faça sol, Domingo esse resultado se traduza nas urnas. Respeitem quem tanto perdeu e sofreu para sermos uma Democracia, vamos utilizar a sua grande mais-valia, o nosso poder de decisão. Está é a primeira coisa que queria pedir. Seja SIM ou NÃO exercam direito de voto.

Em primeiro lugar, queria vos dizer que este referendo vai para a frente graças (e ele faz questão de o dizer) a Marcelo Rebelo de Sousa, que curiosamente é NÃO pelo que estranho que alguém que é contra queira mudar a lei nacional. Com isto pode-se dizer, que o homem tem tanta vontade de aparecer e ser falado que às vezes perde o nexo.. Mas não é o unico! Tenho assistido com muita surpresa à propagação do NÃO na faixa etária dos 18-25 e tenho lido que a 3ª idade está receptiva ao Aborto. Do lado dos jovens, está um "do contrismo" insuportável ou uma vulnerabilidade pela opinião pública que os fez mudar de lado. Nós os jovens, somos os mais interessados no Sim, ou deviamos ser. O aborto atinge-nos a nós, e tudo bem que uma criança é sempre maravilhosa, e eu vou ADORAR ser pai e vou ter o maior orgulho no meu filho.. Quando for tempo! Este encanto e paixão pelas crianças perde toda a magia quando falamos de um filho INDESEJADO e INCONVENIENTE.. O cliché das "crianças são o melhor do Mundo" faz sentido quando um filho nasce sem condições? Faz, muitas vezes na pobreza as crianças são mais felizes do que na riqueza (o dinheiro não compra felicidade.) Mas perante precárias condições de vida, quando nem dinheiro NEM amor os Pais têm, o que será dessa criança??

Eu às vezes acho mesmo que deve haver um casting para por pessoas no Ar a falar pelo NÃO. Ou então o problema está em mim, e essas pessoas irritam-me todas! Em termos de mulheres, o que mais se vê é a meia idade, loiras nos 40/60, com jóias a dizerem que "a vida é maravilhosa e têm 6/7/8 filhos e não saberiam viver com menos". Com essas garanto-vos, não vou perder tempo. O ego-centrismo é tanto que me assusta. Com dinheiro, e sem precisarem de trabalhar para isso, juntando empregadas para tudo, é facil sim senhora. Outras vezes, basta olhar para a cara para associar a movimentos religiosos como Opus Dei ou Catolicismo fervoroso que assimila e cumpre todas os disparates (tou a dobrar a língua e contraír os dedos para só me sair disparates) que se tem ouvido da Comundide Católica. Depois de abordados os ego-centristas e fervorosos religiosos, falta a classe dos puros egoístas que defendem um inacreditável argumento: "Aborto com os meus impostos não..!"Meus amigos, então gastar milhares para ALIMENTAR E DAR QUALIDADE DE VIDA a presidiários também não! ALIMENTAR E DAR QUALIDADE DE VIDA a drogados também não. Metadonas e todos esses tratamentos são caros. Claro que o dinheiro dos impostos é bem e "mal" empregue, mas pretende ser um fundo social justo para que mais necessita.

Podia passar horas aqui a escrever, enchia vos o monitor de letras, mas prefiro deixar o resto para vocês e fazermos finalmente uma aberta e enriquecedora troca de palavras em temas que dão para desenvolver. A lei da adopção tem de ser revista, a contracepção tem de se manter, as semanas têm de ser cumpridas, os métodos melhorados, e a Lei da Adopção revista. Eu sou a favor do Aborto, mas não como "meio de contracepção". Confio nos Portugueses, ninguém se vai "dislumbrar" nem desleixar ao ponto de ver aborto como solução final de todos os males. Mas temos de dar qualidade de vida a quem nasce, vamos acabar com os bébés abandonados, diminuir fluxo de jovens dependentes e residentes em associações de solidariedade. Tudo bem que o Aborto e as 10 semanas para acabar com uma vida humana já vem tarde.. Mas mais vale tarde do que nunca..

14 comentários:

Anónimo disse...

Que generalidade! Eu acho que se uma pessoa é suficientemente 'crescida' para ter relações sexuais, tem que saber assumir as suas responsabilidades.

Hoje em dia É permitido abortar por razões de saúde da mulher; por razões de saúde do feto; razões psicológicas que a possam afectar; e em caso de violação. E a pilula, o preservativo... pilula do dia seguinte!!!!!!! Não chega?!

É fundamental inserir a educação sexual na sociedade, para que esta seja acessivel a todos. Obviamente tenho a noção que as coisas não se resolvem assim de um momento para o outro, e que tem que ser um projecto muito bem estudado; mas permitir o aborto é uma forma de deixar que as pessoas se descuidem.

"Confio nos Portugueses, ninguém se vai "dislumbrar" nem desleixar ao ponto de ver aborto como solução final de todos os males." - Gosto da tua confiança no nosso povo! Mas pergunto-me então que bases é que tens para chegar a essa conclusão?

(E mais uma coisa - um dos grandes problemas do 'sim', é associar o 'não' à religião!)

Filipe Lello Ortigão Guimarães disse...

Tem toda a razão, claro que generalizei, e avisei isso mesmo na 1ª frase em que qualifiquei este post como uma "mera opinião."

Tão importante como modificar a actual lei da adopção, claro está, é a educação sexual. Mas isso ia demorar pelo menos 1 geração a mudar e teria de ser um projecto com um grande sucesso e adesão por parte dos alunos..

Procuro sempre imprimir confiança no nosso povo, mas como qualquer voto de confiança, repto ou manifestação de vontade, NÃO tem bases. Eu não afirmo nada, nem pretendo ser a marktest. Tenho uma confiança talvez ingénua, talvez sem razão mas de certeza positiva.

Para completar, eu divido os defensores do NÃO em 3 categorias, e a religião é apenas 1 das 3. Fiz questão de não falar muito na religião alias. Resta me agradecer o seu post e pedir para que o repita sempre que o entenda

Anónimo disse...

Devido a um problema no teclado nao posso utilizar acentuaçao nas palavras...
Eu sou NAO AO ABORTO!
1 razao: ninguem te o direito de tirar a vida a outra pessoa principalmente quando essa mesma pessoa ´´e indefesa...
2 Hoje em dia so nao sabe o que e uma preservativo ou a pilula seja a do dia seguinte ou nao quem for burro..
3 Se sao homens e mulheres para ter relaçoes sexuais tmb tem de ser homens e mulheres para nao fugir as suas responsabilidades
4 Quem nao puder ou nao quiser que de para adopçao...sei que leva muito tempo..reduza-se a burucracia
5 O sim vai fazer com que o aborto seja mais uma contracepçao "engravidaste?...vamos ao hospital" e todos nos a pagar para isto...vergonha
6 Com que direito uma pessoa saudavel so porque nao quer ter um filho passa a frente de pessoas a morrer no hospital so porque ha um prazo a cumprir?
7 muita gente quer ter filhos e nao pode pois um dos dois ou os dois nao o conseguem...e outros a matar os seus filhos...
8 Reflitam acerca do que o aborto envolve...e uma vida indefesa que esta em jogo, e nao os capriscos de uma mulher que nao quer ter um filho...um ser vivo com direito a vida!!

Miguel Guimaraes

Anónimo disse...

Não vou entrar numa discussão prolongada mas sei que todos, independentemente de serem amados ou não, independentemente de terem possibilidade de adquirir bens materiais ou não, podem ser felizes.
Já conheci pessoas saídas de favelas no Brasil sem as mínimas condições que hoje são felizes, têm família, bons empregos. Por sua vez já se eternizaram e conseguiram fazer dos seus filhos pessoas igualmente felizes.
Como é que alguém pode fazer uma profecia e dizer: Não tenho condições para tratar do meu filho (alias a razão na maioria das vezes não é essa) por isso sei que ele não vai ser feliz e o melhor é morrer já!

Anónimo disse...

Gostava de acrescentar só mais um ponto. Muitas vezes o que está em jogo na cabeça das mulheres não é o filho propriamente dito mas sim a sua vida, o que vão ter de alterar e sacrificar. Não se sentem preparadas para o fazer. Ou seja, na realidade é puro egoísmo. Não querem sacrificar a própria vida por isso sacrificam a vida de um ser indefeso cujo coração já bate e que é do mesmo sangue.

Anónimo disse...

Nunca pensei que pudesses descer tanto na minha consideração Pipas...

Primeiro ponto só engravida quem quer.. há meios contraceptivos que chegue.
Segundo - neste pais, onde as pessoas não são suficientemente educadas, a solução não passa pelo aborto e sim pela educação sexual, e um aumento na facilidade de contraceptivos.
Terceiro - o aborto e permitido por lei, em casa de deficiencia, violação, problemas psiquiatricos da mae, ou em caso de perigo de vida da mae ou da criança.

Não vejo mais nenhuma razao para abortar.. e mesmo estas...

mafalda guedes

Filipe Lello Ortigão Guimarães disse...

Mafalda, Portugal tem um grande problema de Economistas. FÁCIL, vamos aumentar a Matemática e a Economia na escola. Os miúdos X (miúdos complicados, desfavorecidos e rebeldes) nem os Pais ou os Avós ouvem quanto mais um qualquer delegado que lhes vá falar de SEXO? Eles querem lá saber. Faltam e gozam. Só engravida quem quer. Alright, acho que basta um olhar menos egoísta à tua e à nossa volta para vermos que não é bem assim.

Aborto permitido por lei não em caso deficiência, nem violação mas em caso de probreza, condições desumanas e extrema infelicidade da criança? SIGN ME UP.. Sou a favor da vida, mas acima de ti DA QUALIDADE DE VIDA!!

Anónimo disse...

Acho isto tudo uma autêntica palhaçada. Cada um tem as suas opiniões e crenças.
Nao querem dizer que o aborto está directamente ligado à religião? Entao pq fazem propaganda c miudos q nem idade tem para votar c t-shirts vestidas a dizer "NAO" em plena missa, e até mesmo missa aos que faleceram? Porque é q vão médicos falar a favor do NÃO numa missa onde supostamente vamos para ouvir a palavra de Deus? É simplesmente um escandalo. Ainda dizem que o NÃO, nao está directamente ligado a religião? Por favor...
Eu voto SIM, voto pela liberdade de escolha, pk como ja foi dito, sou pela qualidade de vida, e nao concordo quando se diz que engravida quem quer. Pode-se ter o maior dos precalços e haver um azar só. Além do mais, quem é que tem o direito de dizer que eu ou a vizinha não podem abortar? Quem é que tem a autoridade para me apontar o dedo sem saber porque estou a abortar? Quem vota NÃO está sómente a empurrar a mulher para um possivel aborto clandestino que pode levar à morte nas piores condições de saúde e higiene.
Ai sim, estamos a matar um ser humano que o coração ja bate e se calhar tem uma familia e filhos para criar (se calhar não nas melhores condições).
Dizer que um feto de semanas o coração já bate... não é como se ele soubesse o nome dos pais e ja soubesse fazer contas na escola e vestir-se sozinho.
Por amor de deus, o que aconteceu à liberdade? Já acabou o tempo da censura e de apontar o dedo aos outros. Que eu saiba, não é por a droga ser ilegal que não existem toxicodependentes a roubar os familiares e a matar por meros tostões para mais uma dose.
Não é por continuar a considerar o aborto ilegal que vão deixar de existir, e que vão deixar de haver mortes de mulheres a fazerem um aborto nas piores condições.
A favor da vida sempre, mas com certeza nenhum de nós quer criar um filho sem condições, sem conforto, e sem o amor dos pais.
É fácil falar e apontar o dedo e chamar de assassino a quem se vê forçado a abortar quando se tem dinheiro para criar um filho, quando se tem dinheiro para ir aos melhores médicos e por os filhos nas melhores escolas, quando se tem dinheiro para deixar o filho em casa com a empregada. Nem tudo é assim tao básico. Quando não se vive nestas condições, as coisas tornam-se um pouco mais complicadas.

Anónimo disse...

Este ultimo post é de alguem que não tem nada na cabeça

Anónimo disse...

eu concordo com o segundo anonimo anterior à minha pessoa. Vamos matar os toxicodependentes e pegar fogo às pessoas que votem não. já agora , quantos abortos fez a vizinha?

Filipe Lello Ortigão Guimarães disse...

Fantástico o PENÚLTIMO anónimo (já agora registem-se, é tao facil...), foi mesmo um desabafo farto de todo o bla bla que se ouve. Eu sinto-me assim.. Vamos saber porquê..

Ninguém está a impingir o aborto a ninguém, estamos simplesmente a andar em frente. Sou contra proibições, parece me sempre coisa do passado. Aborto no fundo como as drogas, eu sou ANTI-DROGAS, se fossem liberalizadas NÃO ME IA DROGAR! E é muito mais fácil arranjar droga do que um aborto.. As pessoas têm cuidado, agora que não há aborto. QUANDO ESTIVER LEGALIZADO VÃO TER CUIDADO!!

Votar a favor é abrir uma porta e dar liberdade às pessoas.. SE HOUVER ABORTO, CADA UM FAZ O QUE ENTENDER! Pronto, não somos nós a decidir pelos outros, as decisões vão ser ouvidas NA 1ªA PESSOA! "EU QERO...". Há alguma coisa mais importante que isso?

Anónimo disse...

mais importante que isso é a vida..

Duarte Paul disse...

Ao contrário do Pipas, eu não possuo uma fé inabalável no povo português e acredito solenemente que o aborto vai ser – eventualmente – classificado como banal e será usado pela maioria das pessoas como apenas mais um método contraceptivo, este é, sem sombra de dúvida, o principal motivo de eu ser um adepto do NÃO.

Anónimo disse...

Nos dias q correm temos sido sujeitos a uma autentica 'overdose' da tematica do Aborto, apesar disso, metade da populaçao mantem se na ignorancia e na indiferença em relacao a esta questao(dai o facto do nr. votantes q se estima ser bastante reduzido,mas enfim algo a q ja estamos habituados no noss Pais).
Ja se disse muita coisa acerca do ABORTO..quem esta pelo SIM defende que as maes que nao tem condicoes financeiras para 'receber' uma criança devem ter o direito de abortar, por outro lado quem defende o NAO argumenta que todo e qualquer ser humano tem o direito a vida independentemente de ser rico ou pobre..etc etc...Entre inumeras outras razoes que ambas as partes defendem concluimos q esta lenga lenga polemica ira se prolongar por muito mais tempo.
Ao escrever este post propus me a um unico objectivo, gostaria de questionar os 'simpatizantes' do SIM num aspecto : Imaginando um cenario em q o SIM vence o referendo, o Governo ira naturalmente 'injectar' nos Hospitais, Centros d Saude,etc uma avultada verba para permitir o desenvolvimento de infraestruras necessarias a realizaçao de abortos.
Perante isto fica entao aqui a minha questao, nao acham q seria uma atitude muito mais razoavel por parte do Governo direccionar essa tal 'financiamento' para a criaçao de mais creches e com melhores condicoes, mais maternidades, ou entao apostar em simplificar e dinamizar os parametros legais q permitem a Adopcao? Enfim insisto em perguntar de novo, nao seria uma atitude muito mais louvavel por parte do nosso Governo?....