segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Apresento-vos.. UMA SEMANA MARAVILHOSA

N7W. É com este nome "y2k style" bem à 3ºMilénio que vão ser escolhidas as novas 7 maravilhas do Mundo. As tais novas 7 new Wonders vão ser apresentadas numa data sugestiva, no dia 7 de Julho do presente ano, ou se quiserem, no dia 07.07.07 na nossa cidade de Lisboa, o que é uma honra. A decisão é minha e vossa, todos podemos votar e escolher as novas Maravilhas do nosso Mundo. Acho formidável a ideia, até porque a escolha das 7 antigas tem mais de mil anos e apenas restam as Piramides de Gizé, as únicas a sobriver a guerras, terramotos, vandalismo, povos bárbaros ou ao avanço do Mar.

E após uma rigorosa escolha que foi dimunuindo as opções, temos actualmente 21 candidatos e 14 ficarão fora das contas. Este concurso não pretende ser um ranking, apenas uma escolha de 7 que ficarão num patamar igual e convidativo: Quanto não subirá o numero de turistas num espaço que cabe perfeitamente num tremendamente famoso e rentável cliché como "Olha, é uma das 7 Maravilhas do Mundo". As escolhas são duvidosas, mas aceitáveis. Se nos Grandes Portugueses houve candidatos desde o Santo António que nasceu em 1195 até ao Puto Maravilha Ronaldo de 1985, nestas Maravilhas do Mundo também cabem desde templos da Civilização Maia dos primeiros séculos depois de Cristo até à Opera de Sidney, da década de 70.

Vamos então falar dos 21 candidatos escolhidos, e peço vos que para isso clickem no link http://www.new7wonders.com/index.php?id=426 para verem comigo os eleitos. Aliás, o Blog-do-OG vai se associar directamente a esta causa e vou colocar um link na minha página principal. Vou então com toda a minha insignificância (é assim que me sinto, pequenino, perante tamanhas construções) nomear as minhas 7 maravilhas do Mundo Moderno e portanto, eliminar já directamente 10 construções fabulosas. Hagia Sophia não pertence, o Kremlin e o seu estilo colorido não é digno de tal mérito, a Torre Eiffel, Stonehedge e Estátua da Liberdade são pouco significativos e estão na lista por serem em França, Inglaterra e Estados Unidos, Alhambra é imponente mas perdoem-me os "nuestros hermanos" fica de fora. Elimino também o templo de Kiyomizu e aÓpera de Sidney (apesar de ser fãn das respectivas Arquitecturas) e duas construções que já visitei, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro e o mágico castelo de Neuschwanstein na Floresta Negra Alemã, que inspirou Walt Disney.

Após esta ingrata tarefa, fico com as minhas 11 preferidas. Menções honrosas portanto para a Acrópole Grega, Angkor e a construção pantanosa no Cambodja, Timbuktu no Mali, Petra e a mesquita embutida da Jordânia..... e fico assim, orgulhoso com as minhas 7 preciosas escolhas e assim aprsento o tema desta semana. 7 DIAS, 7 MARAVILHAS e vou adorar a ideia de escrever sobre os meus 7 locais preferidos no Mundo.

Machu Picchu, Estátuas da Ilha da Páscoa, Piramide de Gizé, Coliseu de Roma, Muralha da China, Taj Mahal e os Templo Maias são as minhas 7 maravilhas do Mundo e vou dedicar a cada uma delas um dia e um post para vos explicar porquê e tentar contar um bocado da História de cada uma.. Para isso vou contar com a preciosa ajuda de Ricardo Figueiredo, estudante na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, e além do mais, tal como eu, um amante de viagens, aventuras e explorar ao pormenor cidades e monumentos. Com a sua cooperação espero tornar este desafio mais interessante. Deste modo, prometo que esta vai ser uma semana MARAVILHOSA!

2 comentários:

Anónimo disse...

É com prazer que comento este tema no teu blog, Pipas! 1º Acho muito interessante e conveniente a actualização das 7 maravilhas do Mundo 2º Termos a honra de sermos o país/cidade que acolhe esta votação 3ºEsta votação ocorre pela segunda vez e, felizmente, a nossa geração pode contribuir com o voto que irá ditar as 7 novas maravilhas. Espero que a inércia a nivel mundial, e a nível nacional em particular, de não ir votar seja superada pela vontade de participar num projecto tão monstruoso como este. Ao contrário de ti Pipas, não vou revelar as minhas 7 escolhas mas as 2 mais relevantes: A opera de Sydney que aberta ao publico em 1973 continua a ser um símbolo nacional para os australianos como também um símbolo para o que a arquitectura tem de bom, pois embora construida há 30 anos, continua a ser um monumento de uma grande modernidade arquitectónica; a minha segunda escolha vai para as piramides maias de Chichen Itza, que fora o facto de já ter tido a oportunidade de ter lá estado, estes monumentos retratam uma forma muito peculiar da relação desta civilização com Deus: no topo das piramides maias encontravam-se os templos, pois os maias acreditavam (e ainda acreditam, porque esta civilização ainda resiste) que quanto mais alto os templos estavam, mais perto de Deus se encontravam. O desafio está lançado, resta a nós contribuir para o seu maior sucesso.

Anónimo disse...

a tua irma casa nesse dia