terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

I MARAVILHA - PIRÂMIDES DE GIZÉ

Tal como já fiz questão de referir, estas são as 7 Maravilhas do Mundo e não qualquer tipo de ranking que vai desaguar no numero 1 da minha contagem. Aqui não vai ser eleita a maravilha das maravilhas, por isso vou começar por falar da complexa estrutura de Pirâmides do Egipto pelo simples facto de ser a única a das 7 Antigas a persistir. Jardins Suspensos da Babilónia, Colosso de Rhodes, Farol da Alexandria e outra Antigas Maravilhas podem já nem fazer sentido para o leitor e não há sequer qualquer vestígio delas. Devemos portanto dar valor ao Povo Egípcio, que não só ainda conserva as pirâmides, como as mantém num avançado estado de preservação. Não precisamos de relatos nem de historiadores, elas estão lá imponentes.

Apesar de no Egipto estarem ainda edificadas mais de 80 pirâmides, o complexo mais impressionante é o de Gizé, uma pequena cidade 30 kms a norte do Cairo. Como todos sabem, uma pirâmide é uma tumba real, ou seja, quando um Rei morre era construída uma nas margens do rio Nilo em sua memória. Os Egípcios acreditavam que enterrando um Rei numa pirâmide, ele se elevaria e se juntaria ao Sol, tomando o lugar que lhes pertence, junto aos Deuses. Em Gizé existem 3 pirâmides, edificadas serem o leito da morte para as 3 gerações dos reis Kufu e a mais impressionante é a sugestiva Grande Pirâmide do Egipto. Eu quando não conheco, gosto que me comparem as coisas e os factos. Se essa construção estivesse em Nova York, ocuparia 7 quarteirões inteiros. Para se perceber a imponência desse monumento construído em 2250 a.C. posso dizer que tem 147 metros de altura (equivalente a um prédio com 49 andares) e que a Humanidade demorou precisamente 4139 anos até fazer uma construção mais alta do que esta pirâmide. Foi em 1889, chama-se Torre Eiffel e também dispensa apresentações. É tão velha que já no tempo de Julio César e Alexandre, o Grande era considerada uma relíquia. Nesse complexo está também a famosa esfinge (corpo de leão e cabeça humana) de Gizé, aquela que ainda é maior escultura em pedra calcária com 57 metros de longitude e 20 de altura. Esta esfinge só foi totalmente desenterrada em 1925 e aí finalmente desvendados as patas, que contêm um pequeno templo. A imagem de marca desta estátua é o nariz, ou a falta dele. Segundo lendas, foram as balas de canhão da artilharia de Napoleão Bonaparte que o arrancaram. A verdade é que o primeiro registo que data de 1737 já a descreve sem nariz.

Para construir o complexo de pirâmides situado nas margens do Nilo, foi necessária a força de 100.000 homens, ou escravos se preferirem, e mais de duas décadas para ser construida. Foram necessários 2.000.000 de blocos de pedra, cada um pesando em média 3 toneladas. O número de vitimas por esmagamento é incalculável e existem muitas perguntas sobre a pirâmide. Como é que os egípcios encaixavam tananhas pedras com tanta exactidão apenas com martelos, alavancas e cordas? Quais os conhecimentos matemáticos daquele povo para conseguirem por todos os faces absolutamente simétricas? Um facto também para registar/admirar era a espécie de cola que "tapava" os 5 mm de espaço entre dois blocos de cimento. Esse produto utilizado nunca foi retocado nestes mais de 4 milénios de existente. O que seria? Era certamente um produti 100% natural e artesanal, de um povo que também inventou nas margens do Nilo os papyrus que mais tarde se transformaram em folhas, mas mais forte do que qualquer fórmula química - passe a publicidade - Super Cola 3, a tal que cola carros.

E assim vai resistindo uma construção imperial e irritantemente perfeita. Indiferente a desastres naturais, a guerras, a violentos terramotos ou revoluções. Diferentes povos por ali passaram, gerações e gerações foram-se sucedendo. Desde o povo do lado, até à Lua, tudo foi conquistado. A atmosfera mudou e também mudaram as condições climáticas. E as Pirâmides resistem, estão lá deitadas, preguiçosas e serenas. Para terminar, nada melhor que um velho provérbio árabe "O tempo ri-se de todas as coisas, mas as pirâmides riem-se do tempo..."

2 comentários:

Anónimo disse...

Não é por mero acaso que estas piramides ocuparam, e ainda ocupam, o topo da lista das actuais sete maravilhas do mundo. Como já disseste Pipas, é impressionante os números envolvidos na construção destas maravilhas! Hoje em dia, devido à tecnologia disponível, nada nos espanta perante o facto de serem levantos blocos a pesarem toneladas: existem máquinas que o fazem. Paro para pensar a força que era necessária para levantar estes blocos manualmente e chego a uma conclusão: não consigo imaginar simplesmente porque hoje em dia estamos habituados ao facilitismo. Estas piramides valem muito mais do que a sua beleza. As piramides de Gizé fazem-se valer pelo esforço humano envolvido, pelos conhecimentos matemáticos necessário para a sua construção, pela sua finalidade (foram construídas como tumbas para os réis, pela sua resistência e firmeza que nem o tempo consegue fragiliza-lás, pela sua misticidade que ainda hoje não conseguimos compreender (como construiram? sabiam os egípcios do formato redondo da terra? como tamanha exatidao? o porquê da sua resistencia tao eficaz?). Como gosto de viajar e porque estou num curso ligado ao turismo, e se tivesse a possibilidade de o fazer, visitaria todas as 21 maravilhas que podemos votar, mas como tal nao acontece, e porque infelizmente a RYANAIR não voa para o Cairo, A agencia tagus tem um programa até 30 de abril para o Cairo no valor de 207 euros mais taxas (www.viagenstagus.pt). Para quem quiser ir, e pode ir, acho que não daria o seu dinheiro por mal empregue. Para finalizar, outro provérbio árabe: "O Homem teme o tempo e ainda o tempo teme as Pirâmides".

Raquel Felino disse...

Eu ja estive dentro de uma das pirâmides, a segunda a ser construída que apesar de ser menor que a primeira, foi construída num terreno mais alto de modo a parecer maior. É que o egipcios nao eram nda parvos... Entrei dentro da pirâmide e confesso que por pouco não fiquei por lá por todo o sempre. Os corredores são tão estreitos que só passa uma pessoa e têm apenas um metro de altura. Vários fala-baratos que fizeram a viagem comigo, anunciaram à boca grande que iriam fazer os 400 metros da grande pirâmide sem grandes problemas. Não fizeram mais de 2 metros na pirâmide do meio. Por isso aconselho: pirâmides sim, são lindas de morrer. Mas só por fora. É que lá entrando, corre-se o risco de se virar mumia.