segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

1300 metros de uma enorme festa

Hoje foi inaugurado um novo troço da VCI.. E esta será seguramente a última vez que vão ler na mesma frase as palavras inauguração e VCI uma vez que com esta nova ligação foi assegurada a "murificação" da cidade do Porto que tem um circuito interno em forma de "0" que dá toda a volta à cidade. Mas a novidade e o que queria fazer ao escrever isto não é congratular as autoridades devidas pela conclusão desta obra (que foi sucessivamente adiada..) Ossos do ofício!

Quem me conhece sabe que pelo contrário, tenho sempre um ponto de vista crítico e hoje nem precisava de ter para estranhar o que vi. Como membro da Imprensa, recebi uma nota do Assessor do Primeiro Ministro das Obras Públicas, Mário Lino, ou se preferirem "El Bronco" como é conhecido por entre a classe jornalística a anunciar uma conferência de Imprensa para as 11h30. Aqui tudo normal, o que eu não sabia era a POMPA E CIRCUNSTÂNCIA e as condições em que ia acontecer essa tal inauguração.

Chegando ao local, devidamente (o mesmo é dizer excessivamente) policiado mostrámos credencial e entrámos. Qual foi o meu espanto, quando vi uma mega tenda tecido e lona montada no meio da VCI? Parecia um casamento.. Empregados, Catering à altura de um acontecimento que certamente não seria aquele e hospedeiras para nos receber. Passo agora a recordar que estava na inauguração de UUUUMMMM dos 5500 kms (cinco mil e quinhentos) que Portugal tem actualmente de auto-estrada. Na plateia, pessoas como Fátima Felgueiras sorriam enquanto bebiam café e comiam entradas pagas pelo bolso dos Portugueses que claro, a essa hora estavam a trabalhar para pagar impostos. O que é lamentável é que pelo menos para mim era impossível pensar nos Porugueses que iam beneficiar com estes novos acessos e no quanto ia simplificar a vida às pessoas que ali passam.. Em vez de pensar isso, saí de lá com imagens como as atrás referidas de tendas escusadas e Fátimas Felgueiras deste país a rirem se e comerem..

Sem comentários: