quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Iwo Jima e o poder dos Media

16 de Fevereiro de 1945. A II Guerra Mundial está a menos de 3 meses de acabar, 6 anos depois de ter começado. Todos os países estão já envolvidos e a Guerra pelo Pacífico está ao rubro. Entre a Ásia e o Japão "jaz" uma ilha de 22 kms quadrados, uma ilha inabitada onde se travou seguramente uma das batalhas mais sangrentas dos tempos modernos: A batalha de Iwo Jima, precisamente o nome da mal fortunada ilha, ou ao bom (?) gosto americano que faz questão de ter termos técnicos sempre discutíveis, neste caso Operation Detachment (mesmo assim melhor que Operação Raposa do Deserto, no Iraque)


Após terem avançado alguns passos vitoriosos em direcção ao Oriente com batalhas pontuais em algumas ilhas, os Marine sabiam que Iwo Jima ia ser bem diferente. É muito fácil, era a primeira vez que lutavam em território Japonês e era a ultima ilha antes do Japão propriamente dito. O desembarque na praia, a fazer lembrar a Normandia que acontecera no ano anterior, confirmou as dificuldades. Minuciosamente preparados para a chegada dos Americanos, com covas, alçapões e posições de tiro priveligiados, os cerca de 22.000 Japoneses (não ficou nem um para contar a história) não esperavam era que as força americanas fossem... 70 MIL! E imaginem o numero de navios que são necessários para trazer por mar tal numero de soldados.


Feita a introdução, centro me agora no objectivo deste meus post. Neste preciso ano, os EUA e o MUNDO acordaram para uma nova realidade, na indiscutivel preponderância dos Media. Reparem e pensem.. O que é um acontecimento social? Algo notável e com projecção que pode interessar a um determinado numero de pessoas e atravessa o Mundo devido à cobertura dos Media. O que é um acontecimento sem os Media? Um fenómeno local. Os Óscares têm uma cobertura anual de cerca 1 bilião de pessoas. Quantas pessoas que vêm anualmente se lembrariam em Março dos Óscares se não houvesse QUALQUER tipo de cobertura? As pessoas de Hollywood e os realmente entendidosm, numero que envergonharia a organização.


Não sendo um adepto de fotografias nos Blogs, (como não sou do Power Point nas apresentações, porque desvia toda a atenção para as imagens e cores atractivas) neste é obrigatório pois numa fotografia, os EUA acabaram com todas as ondas de protesto em redor de uma Guerra que durava há tempo demais, arrecadaram milhões de dolares graças a campanhas de sensibilização e tornou soldados tão heróis como os bombeiros no pós 11 de Setembro de 2001. Naquela ilha perdida no Pacífico, num momento que não foi mais do que um capricho de um general que queria uma bandeira no cimo de um monte quando a Guerra não estava ainda ganha... Nasceu a verdadeira noção de MEDIA, de PODER e PERSUASÃO. E tudo com a maior da inocência, basta ver a curiosa afirmação do heróico soldado-fotógrafo Joe Rosenthal depois de tirar a fotografia, um Marine perguntou-lhe"Apanhaste o momento?" e a resposta foi pronta"Apanhei, mas ficou mal porque não se viram as vossas caras" História..

Sem comentários: