terça-feira, 16 de janeiro de 2007

A personalidade mais mediática de 2006. YOUTUBE

Acredito que a "caixinha mágica" tal como nós a conhecemos tem os dias contados. E não são mais de 1000, acredito que até ao início de 2010 tudo isto que vemos hoje na televisão vai deixar de fazer sentido. Numa loja, o mais importante e quem tem sempre razão é o cliente.. O empregado/dono está subordinado a nós. E porque é que há de haver uma exepção nesta relação de fornecedor-consumidor chamada Televisão? Em vez de vermos o que queremos, temos de ver o que nos obrigam? E porque é que há de ser assim?


Antes de me centrar no YOUTUBE, a razão deste post, vou só explicar que há várias anos que está "pronta" uma tecnologia que nos permetiria avançar/recuar/escolher os programas de um "cardápio" diário género restaurante que nos permitiria ver o programa que quisessemos da grelha, à hora mais conveniente. A TV Interactiva (e que mega fiasco que foi) tinha esse objectivo. Antes de vos esclarecer de vez à pergunta, faço-vos outra muito mais simples: Quem
é que financia a Televisão e engorda os orçamentos? A publicidade. O que seria da publicidade se vissemos o que quisessemos? Finalmente, uma pergunta sem resposta. O problema é mesmo esse. Quantas pessoas consumiriam deliberadamente publicidade se não fossem obrigadas a isso? Poucas, e isso parou o avanço (que será inevitável) e o passo à frente que a TV tem de dar.


YOUTUBE. Mais do que um negócio que enriqueceu e de que maneira 2 jovens que o criaram, e mais do que um site sob a alçada da empresa GOOGLE, é o verdadeiro entretenimento geral. Querem ver um crocodilo a comer um cão? Garanto-vos que encontram lá. Querem ver 10 miúdos JackAss style a cair de bicicleta e ficarem desfigurados? Fácil. O Youtube é um reality show em que a única diferença é o facto de não estar em tempo real, compensando com isso o feedback que nos oferece. Isso mesmo, podemos dar os parabéns ao orgulhoso gordo que ganhou o imaginemos, Wisconsin Contest for Hamburgues Eaters, em que o vencedor comeu género 30 hamburgueres e arrecadou o prémio. Podemos ver o video, dar lhe os parabens e obter respostas. Interacção esta que falta nos "Big Brothers" e seus wannabes.

Li há dias que até a indústria pornográfica (e não falei desta indústria por acaso, é dos 3 negócios mais rentáveis da internet), está a mudar graças a fenómenos como o Youtube. As pessoas já não querem actrizes, tacões de agulha e camas coração giratórias, preferem ver HOMEVIDEOS pornográficos. Assim, a nova tendência é fingir que se está na própria cama de casa, numa qualquer semana de trabalho. Menos maquilhagem, menos produção.. MAIS LUCRO! As pessoas já não querem ver no telejornal a Guerra no Iraque acompanhada pelos profissionais, querem ver os vídeos amadores "feitos no campo" com toda a emoção, espontaneade e adrenalina que os pode acompanhar. Já não têm de ir a sites ver informações sobre países, querem ver turistas amadores a falar lhes deles e mostrar quando lá estiveram.

O panorama está sem dúvida a mudar, e o maior erro é não admitir o facto e tentar esconder que há de facto situações que estão incomportáveis. Não repitam o erro da Kodak, uma das maiores empresas do Mundo, famosa por máquinas descartáveis e revelações de fotografias. Quando no início dos anos 90, toda a indústria fotográfica percebeu que o analógico os rolos estavam acabados, a Kodak líder mundial estava convencida que era apenas uma moda passageira e não se iria manter.. Quando "acordou" para o fenómeno digital, era tarde demais, e tiveram de declarar falência. Hoje vai-se levantando.. Devagarinho. A história serve para isso mesmo, aprender com erros do passado. Não ignorem este avanço.

4 comentários:

Anónimo disse...

Nos EUA a tecnologia que permite ver os programas que cada um quer já está em vigor e com grande sucesso. Acabaram-se as publicidadess. Existem tambem canais especificos só para spots...e com muita audiencia. pareçe impossivel mas é verdade...apesar de nos cansarmos de ver tanto anuncio o ser Humano gosta de ser persuadido para certos e determinados productos. Curioso no minimo mas as estaticas confirmam. Tv Shop nunca vendeu tanto naquele pais consumista regido por ideas de capitalismo. Quanto ao Youtube, sou da opinão em que tudo que é bom e barato acaba. Passo a explicar, google investiu muito dinheiro logo vai requerer retorno. como? cobrando utilizadores e massacrando pessoas com publicidade. esperem para ver. É pena mas hoje nda é oferecido, qualquer dia ainda nos cobram o ar que respiramos....

Filipe Lello Ortigão Guimarães disse...

Antes de mais, muito obrigado pelo seu comentário. Eu tento verdadeiramente fomentar discussões, mas parece que a internet é mais fértil em "voyeurs" do que propriamente pessoas com espírito empreendedor. Os EUA apesar de tudo são um caso à parte, pois para além de gostarem de ser persuadidos, pelo volume de vendas fraudulentas registadas todos os anos, também gostam de ser enganados.

Sinceramente na Europa, ou falando do que sei melhor, em Portugal, o "CANAL ANÚNCIOS" ia ser um fracasso. Apesar de eu, tendo acesso a informações priveligiadas relativamente a audiências, ficar sempre chocado com as do CANAL MOSAICO que mostra todos os canais num ecran separado por 20 janelas. A título de exemplo, esse canal vê-se mais do que "montros" da rede Cabo como a Sic Radical e Comédia, Fox ou National Geographic. Será que os Portugueses me iam voltar a surpreender e colocar shares significativos no tal canal de publicidade? Espero por respostas..

Anónimo disse...

Para já dou os parabens ao filipe por este belo texto.. Quanto ao utilizador que referiu o facto de o youtube começar a ser pago, discordo. O retorno será feito concerteza através de publicidade no site.. qual é a empresa que nao queria um espacinho visivel no youtube com o nome do seu negócio... Este tipo de publicidade é utilizada muito frequentemente sobre a forma de "banners" pagos a preço de ouro e creio que é sufucientemente lucrativo para que , com o seu tempo , a google tenha o tal "retorno" do investimento. Abraços

Filipe Lello Ortigão Guimarães disse...

Claro que sim, até no MSN MESSENGER já vemos anúncios (onde eu tantas vezes me engano a mudar de janela e carrego) da OPTIMUS com SEGUE O QUE SENTES! A internet é global, não tem sede o que permite por exemplo ao YOUTUBE vender um produto IGUAL EM TUDO mas DIFERENTE em publicidade para CADA país! Os anuncios que temos nesses sites cá, são diferente se acedermos de Espanha. Imaginam os lucros que podem provir disso? E os filmes que vemos por exemplo no yourfilehost.com já fazem download automático de um curto anúncio dps de completo o trailer que vimos. Mantenho a minha posição, a publicidade tal como ela é tem os dias contados!!