domingo, 14 de janeiro de 2007

Filipe Guimarães com..vida PARTE I - Duarte Paúl

Antes de começar, gostaria só dizer que foi com grande prazer que eu aceitei ser o primeiro convidado oficial do Blog-do-OG do ano de 2007. Como tal, resolvi escrever sobre um assunto da actualidade e um assunto que ainda não tivesse sido abordado anteriormente neste Blog.

Assim sendo, o assunto que eu irei tratar hoje será os últimos momentos da vida de Saddam Hussein.

Como é público, Saddam Hussein foi considerado culpado da morte de cento e quarenta e oito pessoas pelo Alto Tribunal Penal Iraquiano. Foi-lhe aplicada a pena máxima em vigor naquele país: Morte por enforcamento, e a pena foi consumada no dia 26 de Dezembro de 2006.

Num ambiente muito estranho (Saddam foi enforcado de madrugada num local confidencial), viu-se um homem a ser insultado por todos presentes e que – apesar de tudo – se manteve calmo agarrando um Corão e proclamando chahada (uma reza da profissão de fé muçulmana): a reza que não chegou a terminar pois foi nesse momento que o alçapão foi aberto e a sua morte foi imediata.

Na minha opinião, os últimos momentos na vida de alguém devem ser respeitados pois, apesar de todas as barbaridades cometidas, Saddam Hussein tinha os mesmos direitos que todos nós. Saddam viu a sua privacidade invadida e pelo mundo fora foram exibidas imagens da sua morte: uma grande brecha na segurança pois todos os presentes foram revistados.

Como consequência duma morte tão barbaramente executada, uma onda de violência correu o Iraque de lés-a-lés havendo vários atentados durante os dias que se seguiram. As posições oficiais dos governos variaram estando a maior parte contra o enforcamento em si e não contra a execução de Saddam Hussein.

Para além disso, o vídeo do enforcamento – filmado provavelmente por um telemóvel – levou à morte de várias crianças que tentaram recriar os últimos momentos da vida de Saddam Hussein.

Para terminar este post, gostaria apenas de referir que não estou de todo contra a pena imposta ao Saddam (apesar de não ser um fervoroso adepto da Pena de Morte) mas estou sim totalmente contra a maneira em que a pena foi consumada. Hoje em dia, há várias alternativas ao enforcamento e não percebo como é que no século XXI ainda se autorizam estes métodos bárbaros que são – literalmente – da Idade Média.

4 comentários:

Anónimo disse...

Estou de facto de acordo com o comentario. Não pela forma, enfurcamento, mas pelas imagens divulgadas durante a "cerimónia". Parabens EUA. Acabaram de criar mais um MÁRTIR.

Filipe Lello Ortigão Guimarães disse...

Mais uma vez agradeco o seu comment e faço lhe o desafio que se registe e se torne num habitual comentador deste espaço. Obviamente que uma importante brecha na segurança permitiu que todo o mundo visse as imagens e que muitos miudos as tenham numa pasta com os videos de Dragon Ball ou outros a imitar a Floribella. Queria tambem perguntar lhe se quando diz "Parabens EUA. Acabaram de criar mais um MÁRTIR." está a alegar que a divulgação e produção do vídeo tem "o dedo" da Casa Branca ou qualquer imposição americana?

Ditador a morrer como mártir é uma ideia nova..

Anónimo disse...

A referençia ao martir tem o pressuposto e fundamento de que a religião Islamica é muito seguidora de certos icones que representam a luta pela liberdade. se nos pormos por momentos na situaçao do povo Iraquiano iremos concerteza compreender que os EUA usam e abusam da sua condiçao de superpotencia para explorar aquele pais até aonde der. O povo não aguenta e em busca de soluçoes vira-se contra os EUA pois não vÊm saidas para o seu futuro! logo nada melhor do que uma referencia historica que sofreu uma morte no minimo "humilhante e nojenta" para canalizar energias e lutar contra o opressor. Não nos podemos esquecer que Saddam para o bem ou para o mal foi lider durante muitos anos...e o povo depois de ver tanto sangue derramado vai querer uma vida melhor! algo que actualmente não acontece nem ha previsoes para que se suceda em breve. feitiço pode virar-se contra o feiticeiro...

Antonio Fragateiro disse...

Muitos Parabens pelo teu post Duarte.. tás um pequeno génio, e muito a par da actualidade social!
Gostei muito das ideias, e concordo plenamente quando dizes que há outras formas de pena de morte.. e nao havia necessidade de regredir e de dar uma morte tão inglória a uma pessoa que só pelo que fez durante a vida, já teve uma vida inglória.
Mais uma vez muitos parabens..