quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Críticos de cinema.. Alguem lhes presta atenção?

Gosto muito de cinema, de todos as proveniências e de todos os géneros. E não tenho medo nem traumas com grande produções e orçamentos. Não tenho de todo fobia do "comercial". E pronto, perdi um emprego, ou melhor, um part-time que gostava de ter! Quem é que vai contratar um crítico de cinema que gosta de cinema? Quem vai por os portugueses a ler críticas a confessar que gostou de um filme com um orçamento 100 milhões de dólares, no topo do "Box Office" e com um ou dois actores conhecidos? NINGUÉM... Os 3 jornais de referência Portugueses que falam de cinema: JN, PÚBLICO e DN devem por anúncios do género:

"Procura-se "do contra" que seja antiquado, intelectual de esquerda e acima de tudo que goste de todo o tipo de filmes Indianos, Orientais e principalmente Franceses e despreze comédias"

E assim após um rigoroso casting aparecem pessoas maravilhosas como por exemplo, um caso fascinante chamado PEDRO MEXIA! Este senhor, que tem lugar cativo há muitos anos no Diário de Notícias é um "case study". Imaginem os leitores que gostam de futebol. Todos os fins de semana tinham de ver os 8 melhores jogos do Mundo (e este fim de semana temos por exemplo Liverpool x Chelsea e Arsenal x Man Utd, Inter x Fiorentina entre outros) e consecutivamente, semana após semana, mês após mês apesar de assistirmos a jogaços de 5-3, 4-2 com emoção e golos e... Nos numa escala de 1 a 5 nunca dessemos mais do que um humilde 2. O que pensariam os leitores após um ano de classificações desapropriadas? ESTE SENHOR NÃO GOSTA DE FUTEBOL. O Sr. Pedro Mexia é isto mesmo.. Não pode gostar de cinema!

Eu vou muito ao cinema, e os últimos 4 filmes que vi, são complemente diferentes uns dos outros. Night at the Museum, Saw III, Apocalypto e The Flags of Our Fathers fazem 4 géneros diferentes. Quem gosta, gosta de tudo. Aqui está outra das máximas que os críticos de cinema NÃO PODEM obedecer. Têm fobia de comédias, é publico. Não lhes peço para gostarem de American Pie (que isso para o meu Pai é do novo género "Xarope Teenager" e não tem pachorra) mas comédias divertidas, com um bom elenco e piadas inteligentes.. Temos de gostar! Adorava ver a cara de um desses senhores após sair de uma comédia. Devem pensar do género: "Que pseudo-filme de merda, isto é uma afronta à minha inteligência e aos grandes mestres clássicos do cinema nipónico. Em 2 horas de filme, e por mais do que uma vez tentaram que eu me risse...! Inadmissível"

Este meu fascínio pelos críticos nasceu em 2000, quando fui ver um filme e adorei. Estava a folhear "O Público" e na parte do cinema vejo o meu filme cheio de BOLAS que querem dizer "Filme a Evitar" e deparo me com uma chuva de estrelas no filme acima do meu. Mais parecia o céu, num total de 19 estrelas em 20 possíveis. 3 críticos consideravam-no uma OBRA PRIMA e um MUITO BOM! Falo dos desenhos animados japoneses "A Viagem de Chihiro" que ofuscou o filme que eu na minha estupidez intelectual adorei, a comédia "Meet the Parents" com Robert de Niro e Ben Stiller!

Assim, como disse ontem, a propósito do YouTube, e de já não querermos profissionais, mas cidadãos anónimos para nos revelar acontecimentos, faço publicidade e sugiro uma coisa. Quando quiserem ver o quanto vale um filme antes de o verem, analisem crónicas de pessoas normais como eu no site www.7arte.net para onde já escrevo há alguns anos.. Ainda assim, destaco o Mário Augusto e o João Lopes, pessoas inteligentes e verdadeiros líderes de opinião no que toca a cinema. O resto.. BOICOTEM-NOS SFF!

3 comentários:

Anónimo disse...

Começo a ser um clássico dos comentários neste Blog. Este texto está fantástico, recomendo que se divulgue até chegar "aos ouvidos" desses pseudo-intelectuais. Esses gajos devem-nos uma explicação a todos depois de anos e anos a induzirem os verdadeiros apreciadores de cinema em erro. E confesso que já há muito deixei de ver as pontuações dos filmes no Público.

Anónimo disse...

Antes de mais quero expressar uma mensagem de força ao autor deste blog pelos temas que aborda que a meu ver são pouco mencionados pela comunicação social e que eu considero de extrema importnacia e de facto curiosos de mencionar. Quanto ao comentario sobre o cinema. CONCORDO com todas as palavras! existe o ditado "gostos não se dicutem.." mas por amor de Deus! estes "senhores" do cinema não passam de uns meros ignorantes de esquerda! mais palavras para que...! vou continuar a manter o anonimato até achar necessario revelar a minha identidade. Mais uma vez dou-te força para seguir com este blog. Tou farto do Miguel Sousa Tavares! ;p

Filipe Lello Ortigão Guimarães disse...

E é isso mesmo que eu tento fazer.. Procuro não abordar temas que abrem os Telejornais, mas abrir caminho a novos temas que não tem lugar, vá se lá saber porquê, nos orgãos de comunicação social. Não são mais do que desabafos e coisas que há muito me fazem pensar. Agora posso escreve las e comentar com voces. Alías, como disse neste meu post, "este trauma com os críticos já remonta a 2000". As coisas que eu ando a remoer..