terça-feira, 23 de janeiro de 2007

ÓSCARES, o que devemos esperar?

Com todo o mediatismo mas ao mesmo tempo, com todo o "do contrismo" de Hollywood, foram apresentados os nomeados para os Óscares referentes ao ano de 2006. Já agora será que alguém me pode explicar, com tantos nomes gloriosos que a indústria tem, o que fazia o presidente da Academia de Ciências Cinematográficas de Hollywood, Sid Ganis ao lado de.. SALMA HAYEK a apresentar os nomeados? Este ano, apesar da Imprensa referir que são poucas as surpresas, a meu ver há muito para falar sobre os nomes avançados ontem, para além de surpresas, pormenores subentendidos sobre os quais gostava de reflectir.

As surpresas são sempre de duas ordens, os que estão nomeados e não deviam estar, e os que simpaticamente vou chamar "esquecidos". Vamos começar pelas inclusões-maravilha e por.. Penélope Cruz, candidata a melhor actriz. Vítima de todo o tipo de piadas nomeadamente por parte de Conan O´Brien que imita na perfeição o seu espanhinglês anasalado, Penelope é deste hoje a nova protegida da indústria, que recebendo-a de braços abertos parece querer calar as piadas fáceis. Para mim, é das mulheres mais bonitas da profissão, gosto de a ver mesmo em "flops de bilheiteira" caso de Captain Corelli e reconheco que foi extremamente inteligente ter voltado para o cinema espanhol (Volver é 100% espanhol) mas acho forçada esta nomeação, ainda por cima por ser a única de VOLVER, ou seja, querem dizer que o filme vale por Penelope.

Leonardo di Caprio após ter conseguido a muito custo desassociar do papel de Jack Dawson em Titanic, é sem duvida um dos melhores actores de Hollywood. Pelo que não é uma surpresa vê-lo nomeado para todas as grandes cerimónias de entrega de prémios. MAAAAS foi sempre pelo seu papel em "Departed" de Scorcese. Uma vez que era escandaloso ficar de fora, arranjaram outro filme para poder nomea-lo, "Blood Diamond" - que vou ver hoje em Ante-Estreia - foi a desculpa para inclui-lo, e para mim é o favorito. Foi também reconhecido mérito a Will Smith pelo drama "Pursuit of Happyness" um drama que estreia entre nós dia 1 de Fevereiro. Apesar de tudo, eu torço por Di Caprio que merece reconhecimento após 3 anos a trabalhar com os melhores. E será que é desta que Scorsese vence o Óscar de melhor Realizador? Após ser favorito nos filmes como Taxi Driver, Gangs of New York, Casino e The Aviator, a indústria fez sempre questão de não lhe atribuír a estatueta dourada. Vamos ver se é desta.. E ele merece!

Falemos agora de filmes. A Clint Eastwood e a sua ideia de dividir em dois pontos de vista, fascinou-me a mim mas não convenceu Hollywood. Após ter visto e apreciado "The Flags of our Fathers", resta-me esperar por 22 dia Fevereiro para ver "Letters from Iwo Jima" e o ponto de vista nipónico. E se os BAFTA e os GLOBOS DE OURO, barómetros para os Óscares (têm de ser os últimos para acabar o ano) consagraram BORAT, óbvio que Hollywood menosprezou o génio de Sacha Cohen. Já agora, DreamGirls que era visto como o principal favorito ao Óscar nem nomeado foi e Beyonce que já comentava "o que faria se ganhasse o Óscar" logicamente ficou de fora. Aliás, dou os meus parabéns a Hollywood, musicais são a meu ver completamente "demodé" e depois de CHICAGO e MOULIN ROUGE já chega de dar música no cinema. É facil demais.

Dia 5 de Fevereiro, no Kodak Theatre vão ser entregues os prémios e eu prometo estar aqui para vos comentar e fazer um rescaldo completo dos premiados, após uma cerimónia em que mais uma vez, a política estará em foco, nem que seja por 2 documentários sobre o Iraque estarem nomeados. Esperemos para ver

2 comentários:

Annie disse...

Discordo apenas quando se refere a DiCaprio...
DiCaprio não rima com óscar nem de longe nem de perto!

Gostei do blog! ;)

Filipe Lello Ortigão Guimarães disse...

Leonardo di Caprio é a meu ver o favorito (merecido) para a conquista do Óscar de melhor actor. Não o imaginem como o ídolo teenager capa da BRAVO, até ele se tenta divorciar desse rótulo. Vejam GANGS OF NEW YORK, CATCH ME IF YOU CAN, DEPARTED, BLOOD DIAMOND e concordem comigo.. Não é por acaso que é neste momento o "protegido" do monstro da Realização Martin Scorcese..