domingo, 21 de janeiro de 2007

Filipe Guimarães con..vida PARTE II - Pedro Fontes

Antes de mais queira agradecer o convite para escrever neste blog e dizer que é sempre uma responsabilidade emitir opinião em espaços onde temos leitores, e este é certamente um deles, devido sobretudo à pertinência dos temas abordados pelo seu autor.
O tema sobre o qual decidi escrever, e correndo o risco de já ter sido abordado quando ainda não era “cliente” do blog do OG, é a OPA da Sonae à Portugal Telecom, um assunto que se está a tornar cada vez mais quente, não só por estar perto do seu desfecho como por diversas intervenções nomeadamente a entrevista de Belmiro de Azevedo à RTP esta semana.
Passo a explicar, do início. A OPA da Sonae sobre a PT tem julgamento final salvo o erro dia 9 de Março e até lá os accionistas da PT têm de decidir se querem ou não vender as suas acções ao preço de €9,5 (última cotação: €10,29 Sexta-Feira). Depois de ultrapassado o primeiro obstáculo chamado Autoridade da Concorrência, semi-ultrapassado um obstáculo chamado Governo que tem umas acções preferenciais na PT, falta sem dúvida a prova de fogo que é a Assembleia Geral de accionistas da PT que se realiza esta semana. A administração da PT liderada por Henrique Granadeiro, tem tentado de todas as maneiras impedir os avanços da família Azevedo, falando em novos projectos para a empresa que trarão benefícios não só para os accionistas como para os consumidores. E é na pele de consumidor, que pergunto onde andaram esses projectos depois de anos a cobrar assinatura mensal de telefone, chamadas a preços muito acima do que seria razoável (beneficiando da posição de monopolista), serviços deploráveis como a TV Cabo (que para quem não sabe faz parte da PT Multimédia), e mesmo para os accionistas tenho lido que diversos analistas consideram que os lucros em determinados anos poderiam ser 3 vezes maiores.


Do outro lado da barricada temos Belmiro de Azevedo, auxiliado pelo seu filho, que aos 68 anos provou mais uma vez ser o maior empresário Português, pela astúcia, pela coragem, pela dedicação, pela visão, pelo empreendedorismo, pelo facto de muitas empresas internacionais terem estudado esta mesma OPA e só ele a ter tentado, por estar a tentar comprar uma empresa 5 vezes maior do que a sua, simplesmente porque não tem medo e arrisca. É certo que Belmiro de Azevedo não é um benemérito que quer comprar a PT para trazer benefício aos consumidores, como é óbvio vai procurar maximizar o seu lucro. Mas é certo que com a PT nas suas mãos esta só pode crescer, não só a nível nacional como no panorama internacional, o que vai trazer certamente benefícios para a nossa economia, e consequentemente para a sociedade em geral. E se a Sonae agora não conseguir levar de vencida esta empreitada, é certo que mais tarde ou mais cedo a PT passa para mãos de franceses ou espanhóis, que levarão os benefícios para os seus países.


A única coisa que tenho como certa no meio disto tudo é que tomara que cada português fizesse uma OPA ao cérebro de Belmiro de Azevedo, de certeza que isto andava para à frente..

1 comentário:

Filipe Lello Ortigão Guimarães disse...

Sem dúvida que é um texto bem estruturado, e a ideia chave deste post é:

"E se a Sonae agora não conseguir levar de vencida esta empreitada, é certo que mais tarde ou mais cedo a PT passa para mãos de franceses ou espanhóis, que levarão os benefícios para os seus países"

Isto fez me abrir os olhos.. Não estou mesmo interessado em ir parar as mãos da Telefonica ou qualquer companhia toda-poderosa espanhola. Vamos manter isto em nossas mãos, e acima de tudo, vamos manter isto nas mãos de um génio empresarial, um self-made man como se julgava já não haver, bem ao estilo do séc. XIX ou XX. Eu apoio esta OPA, penso que será benéfica