quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Mãos ao ar, isto é um assalto! Boa Tarde, sem Chumbo 95 ou Gasóleo?

Isto devia ser o modo com as tradicionais bombas onde alguém enchia o depósito por nós, antenderiam os clientes,(agora não têm dinheiro para isso, para além de pagarmos bem, ainda temos de ser clientes/empregados IKEA STYLE). Há uma coisa que ninguém gosta, mas que eu odeio.. Sentir-me roubado! Odeio esquemas de Marketing, "chico-espertices" e todo o género de assaltos subtis que tantas vezes acontecem nesta sociedade em que cada um tenta enganar o outro. E cada vez que faço um x número kms de carro e uma terrivelmente incomodadora luz amarela se acende no meu tablier, é como se um despertador tocasse e me berrasse "Está na hora de seres roubado!!"

Quando a ESPECULAÇÃO faz subir os preços do barril de petróleo (não me venham falar de oleodutos furados na Nigéria ou de mau tempo no Mar que não permite um eficiente escoamento do "ouro negro"), as Gasolineiras através de um Porta-Voz com um ar abatido vêm logo a público falar de aumento inevitáveis no preço dos combustiveis. RELIGIOSAMENTE às 24 horas, qual Cinderela, o preço é actualizado. E para subirem, basta um dia de subidas no negócio do crude, para descerem.. acumulam dias a ver se a tendência muda. Aliás, em 2006, o PCP que tem quebrado este ambiente "paz pobre" que se vive na Assembleia da República apresentou um dossier que sugestivamente se chama "Que mercado é que explica que as Gasolineiras Portuguesas levam mais duas a quatro semanas a actualizar o preço dos combustíveis relativamente às suas congéneres europeias?"

Antes as pessoas apontavam o dedo ao Governo, que controlava os preços da gasolina e baixava e subia como queria, o não deixava de ser monopólio e crime Quando em 2004 foi entregue às gasolineiras essa liberdade, os Portugueses respiraram de alívio até perceberem que passou de CRIME a CRIME ORGANIZADO! A lusa GALP, a britânica BP e a espanhola REPSOL combinam a subida e descida e fazem-no de forma escandalosa. Apenas as minorias como a Esso ou as bombas de Supermercados como o Feira Nova fazem realmente por se distinguir e ajudar a carteira dos Portugueses. E um crime muito bem organizado, porque não vejo ninguém comentar/questionar/se interessar por este assunto, apesar de ser sem dúvida o assunto mais GLOBAL que escrevi neste Blog. Youtube, futebol, nada é tão abrangente como o preço das gasolinas, pois mesmo se não andar de carro, as STCP e CARRIS deste país aumentam preço, os transportes de comida e bens de primeira necessidade aumentam o preço, e os vôos ficam mais caros. Tudo isto com as taxas de combustível. TOCA TODOS SEM EXEPÇÃO! Na internet ha centenas, milhares de movimentos em que se combina, boicota, fala e critica este assunto, sem frutos como é obvio. As minorias falam por si...

Antes de terminar este post que não é mais do que uma exposição de argumentos, queria dar uma volta pela Europa. Tendo em conta que nem vos tenho de dizer que somos o país com menor taxa de crescimento, menores salários etc etc, posso dizer que pagamos mais de gasolina do que países como a Espanha (muito mais), Alemanha, França ou Holanda. Apenas a inevitável Inglaterra e a Itália (e que crise que por lá andam).

E como última reflexão pensem... Se a gasolina custa-vos 1,25 euros por litro... Pensem que 63% desse valor vai directamente para o bolso do Estado (grande fatia) e para comissões de gasolineiras, ou seja 78 centimos! O que voces estao a comprar custa (1l de Gasolina S/ Chumbo 95) custa 47 centimos.. O que a encher um depósito de 50 euros custaria.. 23,5! Abençoados impostos estatais e comissões fraudulentas de bandos organizados fazem com que esse mesmo depósito custe 62,5€! ASSIM, cada vez que for pagar mais vale entrar na lojinha logo com as mãos no ar, pois estão-lhe a roubar 39 euros.. WATCH OUT!

PS - Como bom Tuga, ser roubado por ser... Que seja por um Português. Eu sou dos cor de laranjas.. GALP

Sem comentários: