sábado, 13 de janeiro de 2007

Será que não pensam?

Hoje vou arrasar a escumalha do futebol. Vou mesmo, é um tema que todos conhecem mas parece que ninguém fala. Não são presidentes nem dirigente nem empresário, são os sobredotados que "pensam" e idealizam a nossa Liga Profissional de Futebol. Não têm desculpa, e há que chamar as pessoas pelo nome, são uns anormais. Quando não se sabe, quando se é inexperiente e burro, faz se uma coisa muito simples: abre-se os olhos, levanta-se as antenas e copia-se os BONS exemplos estrangeiros. Será que ninguém vê que este modelo competitivo tal como ele é está a morrer? Será que ninguém vê que enquanto cá se morre, os modelos por exemplo espanhóis e ingleses FLORESCEM?


Deve haver uma espécie de acordo para que tudo que mande no futebol profissional Português tem de se chamar LOUREIRO e ser imcompetente. Depois do canivete-suiço dos cargos remunerados, Valentim Loureiro como Presidente da Liga Profissional de Futebol, temos agora o Hermínio (já aturámos o João como Presidente da Liga de Clubes, que pesadelo). Falando desse senhor ex-Secretário de Estado do Desporto que chegou cheio de vontade e afirmou na tomada de posse "Vamos mudar o modelo competitivo do futebol em Portugal e brevemente apresentamos novidades". E eu com isto pensei logo.. Será que afinal há Loureiros inteligentes?? Cedo engoli essa ficção e caí na real, quando a tal NOVIDADE foi apresentada.. Era tudo aquilo que os grandes clubes não precisavam: uma BORING (que não tem outro nome) de uma TAÇA DA LIGA! Para que? Para encher os COFRES DA LIGA..


Depois de tanto mal dizer acho que está na altura de dizer o que vai mal na Liga do nosso país.. TUDO O QUE A LIGA CONTROLA!! Formato, Calendário, Arbitragens, Horários, Datas.. Pena não me lembrar de mais! Mas o mais chocante é a distribuição de jogos por 4 dias. Desafio os internautas que possivelmente lêm isto a tentar me ajudar e dizer me aspectos positivos e racionais de haver jogos as Sextas e Segundas e eu garanto total feedback com eles. Vamos dar uma volta a Europa e ver como se fazem e que bem se fazem as coisas lá fora:

- INGLATERRA: Todos os jogos são de dia, os holofotes nem se ligam porque as 16h já acabaram os jogos. São 20 equipas, poucas as pausas e muitos os espectadores. Os jogos são divididos em 2 dias, normalmente 7 jogos Sábado e 3 Domingo. Lucros não param de crescer.

- ESPANHA: Mais uma vez, todos os jogos são ao fim de semana. 10 jogos e os melhores 4 são distinguidos para serem sozinhos (Sábado as 19 e 21, Domingo igual), os outros são Domingo as 17h. Também muitos espectadores e tudo num país sem claques organizadas.

- ITÁLIA: As mesmas 20 equipas, 8 jogos Domingo as 15h e os 2 melhores separados Sábado e Domingo as 20h. Tudo muito simples, num campeonato em que nunca há favoritos (ok, não falando deste ano). Receitas de Televisão altissimas.

- ... PORTUGAL: 16 equipas, o que tirando os 3 grandes põe o campeonato nivelado por baixo numa luta desinteressante e que interessa a 5% da população. Os clubes das cidades são vistos com desinteresse (tirando os bravos de Guimarães) e os horários têm tanto nexo como .. Nem sei o que dizer! O fim de semana abre BOMBÁSTICO com um Naval x Marítimo, depois Sábado temos em jogo 2 grandes, Domingo os pequeninos jogam todos de tarde e à noite outro grande. Mas o prato forte chega sempre as 21h30 de SEGUNDA FEIRA de nevoeiro, chuva mau tempo e estádios deprimentes de vazios com um jogo que pode marcar a luta pelo 12º lugar do Campeonato que pode garantir um vale de desconto no Mestre Maco para compras superiores a 250 euros. E. Amadora x Belenenses põe ao rubro cerca de... todas as Mães que têm filhos em campo!

Com isto quero dizer, POR FAVOR não deixem morrer este campeonato que era marcado por sorrisos, Domingos de peregrinação ao estádio, Avós de mão dadas com netos numa tarde de sol, festa e alegria e até as imagens das mulheres no carro a fazer crochet com o vidro um bocado aberto para não sufocarem. Queremos reformados com o rádio dos anos 80 colado ao ouvido, queremos crianças vestidas a preceito. Já que não tem espelhos em casa para perceberem que são ridiculos, por favor olhem lá para fora, tirem as palas dos olhos e copiem aquele que para mim é o mais entusiasta, o MODELO INGLÊS ligeiramente modificado. Com este modelo temos tantas hipóteses de renascer e fazer lucro como o Leiria de.. encher MEIO estádio!

Sem comentários: