segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Hoje é para motivar.. Somos um povo especial!

É isso mesmo, hoje vou contrariar a pré-definida ideia do Português ser um ser com as costas voltadas à cultura. Vou tirar o chapéu à Fundação Calouste Gulbenkian, que aproveitando um filme que recentemente chegou às salas de cinema (n.d.r. chamado "A Night at the Museum, um filme muito bom e recomendado pelo Blog do Og), abriu as portas da exposição «Amadeo Souza-Cardoso Diálogo de Vanguardas» ao público durante 1 fim de semana "Non Stop". Resultados? A maior enchente de sempre, em apenas 1 fim de semana, 35 mil pessoas, o que fez com que esta mostra em 2 meses chegasse ao impressionante numero de 100 mil pessoas. Ah antes que me esqueca, tudo isto porquê?.. Eram de graças estes dias. Onde quero chegar com isto? Não somos incultos, não estamos avessos a cultura e não desprezamos a Arte.. Somos pobres e temos outras prioridades.

Numa recente conversa com um amigo que está em Milão a morar, e tendo eu feito o mesmo em Roma, chegamos a mesma conclusão: Apesar de Itália ser extremamente fértil em acontecimentos ricos culturalmente e mediáticos, ninguém faz propaganda nem espreme tão bem esses acontecimentos como Portugal. E digo isto com orgulho. Rentabilizamos o que de bom temos em Portugal, talvez exepção feita ao Turismo e ao "Vá para fora cá dentro", "Escapadinhas de fim de semana" e por aí fora, ideias que não pegaram, por assim dizer, nem se traduziram em efeitos práticos.

Vou tentar reforçar esta ideia.. Fórmula 1, desporto extremamente popular em Portugal e ao mesmo tempo extremamente caro para quem quiser ir ao Estoril. Enchiamos as bancadas (30 mil pessoas), mas agradeciamos aos espanhóis por isso. Lisboa-Dakar, com uma missão de charme e persuasão muito bem feita, é um acontecimento notável e..... GRATUITO! Alguem se lembra do numero de espectadores em 2 dias? A rondar o MILHÃO de pessoas (1.000.000). Exposição de Amadeu Souza-Cardoso, um vanguardista que trouxe a arte moderna para Portugal. De 18 Novembro a 12 Janeiro (quase 2 meses) tinha em média 1.000 pessoas por dia. Chega o factor BORLA, a média sobe para 35.000 num fim de semana! E se o Benfica tem 6 milhões de apoiantes e mete 30.000 pessoas no estádio, podemos dizer que a Arte em Portugal tem cerca de 8 milhões de seguidores, que só não mostra mais esse lado por.. inevitáveis falta de fundos!

Se querem puxar pelos Portugueses, Ministério da Cultura, oferecam mais borlas, vamos encher os museus de gente, não importa o tipo de pessoas, é de louvar e digno de registo que os museus se encham. O Povo Português passeia à beira-mar/rio no Verão e nos Shoppings no Inverno. Gostam de passear. Levem os putos aos museus desde pequenos, pode ser que pegue e nos tornemos num país mais culto.

Sem comentários: